O currículo integrado do Instituto Federal do Ceará frente à flexibilização curricular do Novo Ensino Médio

posições, encaminhamentos e contradições

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9914

Palabras clave:

Políticas Educacionais, Ensino Médio, Currículo, IFCE, Flexibilização Curricular

Resumen

Este artigo objetiva analisar as repercussões das recentes reformas educacionais em cursos ofertados na rede federal de ensino médio, especialmente após a Lei n.º 13.415/2017, que recebeu a nomenclatura de Novo Ensino Médio (NEM). A pesquisa buscou responder às seguintes questões: 1) Qual o conteúdo da disputa hegemônica posta a partir da Lei n.º 13.415/2017 nos Institutos Federais (IFs)? 2) Qual tem sido a posição assumida pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) frente à flexibilização curricular? 3) Como tem sido realizado o processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) no contexto do NEM? Do ponto de vista metodológico, a pesquisa analisou documentos oficiais produzidos pelo Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), IFCE e PPCs de ensino médio integrado do IFCE, campus Iguatu. A fundamentação teórica está alicerçada em autores do Materialismo Histórico e Dialético. Concluímos que, apesar da defesa do ensino médio integrado em documentos oficiais, a rede federal de ensino tem aderido à flexibilização curricular proposta pelo NEM de maneira silenciosa e gradativa, tomando como estratégia a conciliação de ambas as concepções. No IFCE, essa adesão teve como resultados o abandono da concepção de educação politécnica que orienta filosoficamente a noção de currículo integrado dos IFs e o atrofiamento da Formação Técnica e Profissional (FTP) de nível médio.

 

Biografía del autor/a

John Mateus Barbosa, Instituto Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pedagogo e mestre em Educação Contemporânea pelo Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Professor EBTT (DIII - nível 2) do Instituto Federal do Ceará, Campus Iguatu. Coordenador de Área (Geografia) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Atua nos cursos de graduação (Licenciaturas em Química e Geografia) e pós-graduação (Educação Técnico-Profissional) do IFCE. Líder do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio (LEPEEM), cadastrado no diretório do CNPq. Coordenador do projetos de pesquisa que tematizam o Novo Ensino Médio com financiamento da FUNCAP-CE, CNPq e IFCE. É membro do Grupo de Pesquisa EMPesquisa com sede na Unicamp e do Grupo de Pesquisa Gestor - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre sediado na UFPE. Tem interesse nas discussões que abrangem: Reformas e Políticas do Ensino Médio e Trabalho docente.

Wiron de Araújo Holanda, Instituto Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu-FECLI-UECE (2004), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri-URCA (2005) e mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFCE - campus Fortaleza (2024). Possui experiência no ensino de Língua Portuguesa e Inglesa. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Iguatu

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Barbosa, J. M., & Holanda, W. de A. (2025). O currículo integrado do Instituto Federal do Ceará frente à flexibilização curricular do Novo Ensino Médio: posições, encaminhamentos e contradições. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(47). https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9914

Número

Sección

Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional