Contexto de influência na política de formação de professores

agendas para uma formação dita de excelência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9929

Palabras clave:

BNC-Formação, Organismos Internacionais, Reforma Curricular, Pedagogia

Resumen

Este artigo tem como tema a atuação internacional nas políticas curriculares de formação de professores, mais especificamente de pedagogos, e objetiva compreender o contexto da formação inicial de pedagogos na BNC-Formação, bem como a influência de organismos internacionais na produção dessa política. Os procedimentos adotados foram de cunho bibliográfico e documental. A discussão se ancora na perspectiva discursiva de currículo proposta por Lopes e Macedo (2011), permitindo problematizar as redes políticas e as convergências existentes entre política educacional nacional e internacional, no tocante às reformas curriculares. Ainda como aporte teórico-analítico, contribuíram para a discussão os autores: Santos, Borges e Lopes (2019); Figueiredo e Medeiros (2023); Ball (2001, 2022); e Guirado (2022). Enquanto resultados, percebemos disputas em torno das políticas voltadas para a formação docente, o que nos fez identificar os sentidos de educação e de docência compreendendo a função da educação para organismos multilaterais, a qual reverbera nas políticas curriculares nacionais.

Biografía del autor/a

Taysa Paganotto Lemes, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso na linha de pesquisa: Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisas Curriculares e Discurso - GPCeD (UFMT). Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABDC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), 2018 e Pós Graduada em Administração Escolar e Orientação Escolar pela Faculdade Futura. Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá.

Maria Gabriela Ferreira Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro egresso do Programa de Educação Tutorial - PET Educação (UFMT). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFMT (bolsista CAPES - 2024/2026), na linha de pesquisa: Organização escolar, Formação e Práticas Pedagógicas e participante do Grupo de Pesquisas Curriculares e Discurso - GPCeD (UFMT).

Geniana dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Departamento de Ensino e Organização Escolar, Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFMT), linha de pesquisa: Formação de Professores, Currículo, Tecnologias e Práticas Educativas; Docente no Programa de Pós - Graduação em Educação (UFMT - Araguaia), na linha de pesquisa Práticas e Políticas Culturais; Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia (EAD); Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC); Editora da Seção Cultura Escolar e Formação de Professores da Revista de Educação pública da UFMT (2023-2025). Formadora no Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil - Centro Oeste/ MT (2024-2025). Lidera o Grupo de Pesquisas Curriculares e Discurso - GPCeD, desenvolve pesquisas a partir das temáticas: políticas curriculares, perspectiva discursiva de currículo e teoria do discurso, formação de leitores, práticas de linguagem, práticas de leitura, modos de ler e políticas de leitura.

Citas

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Lemes, T. P., Pereira, M. G. F., & Santos, G. dos. (2025). Contexto de influência na política de formação de professores: agendas para uma formação dita de excelência. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(47). https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9929

Número

Sección

Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional