Contexto de influência na política de formação de professores
agendas para uma formação dita de excelência
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9929Palabras clave:
BNC-Formação, Organismos Internacionais, Reforma Curricular, PedagogiaResumen
Este artigo tem como tema a atuação internacional nas políticas curriculares de formação de professores, mais especificamente de pedagogos, e objetiva compreender o contexto da formação inicial de pedagogos na BNC-Formação, bem como a influência de organismos internacionais na produção dessa política. Os procedimentos adotados foram de cunho bibliográfico e documental. A discussão se ancora na perspectiva discursiva de currículo proposta por Lopes e Macedo (2011), permitindo problematizar as redes políticas e as convergências existentes entre política educacional nacional e internacional, no tocante às reformas curriculares. Ainda como aporte teórico-analítico, contribuíram para a discussão os autores: Santos, Borges e Lopes (2019); Figueiredo e Medeiros (2023); Ball (2001, 2022); e Guirado (2022). Enquanto resultados, percebemos disputas em torno das políticas voltadas para a formação docente, o que nos fez identificar os sentidos de educação e de docência compreendendo a função da educação para organismos multilaterais, a qual reverbera nas políticas curriculares nacionais.
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