Gestão Democrática e ICMS Educação

implicações na implementação de políticas curriculares na rede municipal de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9831

Palavras-chave:

Gestão Democrática, ICMS Educação, Políticas Curriculares, BNCC

Resumo

Este artigo, é parte da dissertação de Mestrado e analisa como a política do ICMS Educação e a gestão escolar democrática influenciam a implementação de políticas curriculares na rede municipal de ensino de Santa Catarina, com atenção especial à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é identificar implicações dessas políticas na autonomia escolar, na organização curricular e no papel dos gestores. Parte da pesquisa consistiu na construção do estado do conhecimento, realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (2013-2023), a partir de cinco descritores que combinaram “Gestão Democrática”, “Rede Municipal” e “ICMS Educação”. A análise documental contemplou 23 produções científicas, agrupadas em três categorias: Gestão Democrática, Gestor Escolar e ICMS Educação. Os resultados indicam que, embora a legislação e as políticas de financiamento incentivem práticas democráticas e alinhamento à BNCC, persistem desafios relacionados à padronização curricular, controle do trabalho docente e participação efetiva da comunidade escolar. Conclui-se que o ICMS Educação atua como mecanismo de indução de práticas de gestão e currículo, mas sua efetividade depende de formação continuada, autonomia real das escolas e políticas de Estado que sustentem a gestão democrática.

Biografia do Autor

Patrícia Andrea Rauber Knorst, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestrado em Educação(2025) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões(URI) de Frederico Westphalen- RS. Graduação em HISTÓRIA (2011) e em PEDAGOGIA (2013) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2013). Graduação em FILOSOFIA(2017) pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas(2017). Especialização em Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil (2011-2012) pela UNOESC-SC, Especialização em História e Geografia (2013) pela CELLER Faculdades-SC, Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação (2016-2017) pela UNIASSELVI-SC. Email: a105649@uri.edu.br, patriciaandrearauber@gmail.com 

Silvia Regina Canan, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Silvia Regina Canan é licenciada em Pedagogia pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, Especialista em Alfabetização pela PUC/RS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação pela UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação pela UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Teve experiência docente como professora da Rede Pública e da Rede privada e atua como docente na URI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, situada na região norte do Estado do Rio Grande do Sul, nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado em Educação. Teve experiência de gestão através da Coordenação do Curso de Pedagogia, da Chefia do Departamento de Ciências Humanas, foi Diretora Acadêmica e Diretora Geral do Câmpus da URI em Frederico Westphalen/RS. No Mestrado e no Doutorado em Educação atua na Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação, onde desenvolve pesquisas na área das Políticas de Formação de Professores, Políticas de Educação Superior e Políticas de Avaliação. Revisora de diversos periódicos. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Básica e Superior- NEPEBS e integra os Grupos de Pesquisa em Educação - GPE e o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas, cadastrados no CNPq. Membro do Conselho Técnico da Educação Básica na Capes.

Referências

AZEVEDO, J. A autonomia das escolas: políticas, práticas e resultados. Porto: Porto Editora, 2018.

BARBOSA, S.M.S.C. Gestão Democrática na Escola: Formação Necessária à Emancipação Humana. 2023, 128f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis/MT, 2023.

BATISTA, J.M. Estudo do Índice de Qualidade Educacional (IQE) e seu Efeito nos Resultados Educacionais e nas Transferências da Parcela Discricionária da Cota-Parte do ICMS nos Municípios do Ceará. 2020, 174f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE, 2020.

BELLEI, C. El gran experimento: Mercado y privatización de la educación chilena. Santiago: LOM Ediciones, 2013.

BITTENCOURT, Z.; MOROSINI, M.; KOHLS-SANTOS, P. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba/PR: Editora CRV, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a educação é a base. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília/DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União (DOU), Brasília/DF, dez. 1996.

CORDEIRO, M.V.V. A Institucionalização do Princípio de Gestão Democrática na Rede Municipal de Ensino de São Vicente do Seridó/PB no Período de 1997-2017. 2019, 174f. Dissertação (Mestrado em Educação),Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande/PB, 2019.

EVANGELISTA, M.A.S. A Política de Gestão Democrática nas Escolas Públicas Municipais da Cidade de Juazeiro/BA: Da Legislação à Distribuição de Poder (2009-2019). 2022, 152f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, 2022.

FERNANDES, C.M.B.; MOROSINI, M.C.; Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre/RS, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014

FINATTI, R.R. Eleições Como Forma de Provimento da Direção Escolar na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. 2016, 184f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, 2016.

GALLINA, J.A. A Trajetória de Construção da Gestão Democrática da Educação na Rede Municipal de Ensino de Getúlio Vargas. 2013, 174f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2013.

HANUSHEK, E.A.; WOESSMANN, L. The economics of international differences in educational achievement. In: HANUSHEK, E.A.; MACHIN, S.; WOESSMANN, L. (Orgs.). Handbook of the Economics of Education. Amsterdam: Elsevier, 2011. v. 3, p. 89-200.

HURSH, D. Assessing No Child Left Behind and the rise of neoliberal education policies. American Educational Research Journal, v. 44, n. 3, p. 493-518, 2007.

KAEFER, L.A. Possibilidades e Desafios na efetivação do princípio da Gestão Escolar Democrática de uma Escola da Rede Municipal de Sapucaia do Sul. 2021, 131f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade La Salle, Canoas/RS, 2021.

KUSSEM, J. A percepção do Diretor Escolar sobre a Política de Gestão Democrática na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. 2019, 188f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, 2019.

LIBÂNEO, J.C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 6. ed. São Paulo/SP: Heccus Editora, 2017.

LÜCK, H. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 12. ed. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2015.

LÜCK, H. Liderança em gestão escolar. 9. ed. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2014.

MASCARENHAS, C.G. Direito à Educação, Federalismo Fiscal e Repartição de ICMS por Lei Estadual um Estudo sobre desempenho, Finanças e “ICMS Educacional”. 2020, 254f. Dissertação(Mestrado em Direito), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MT, 2020.

MESENBURG, F.A. A gestão escolar como elemento de qualidade da educação pública: limites e possibilidades. 2019, 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2019.

MIRANDA, N.F. ICMS Educação: os Conceitos de Aprendizagem e Equidade Previstos na Constituição Federal de 1988. 2023, 107f. Dissertação (Mestrado em Direito), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2023.

MORESCHO, S.M.Z. Gestão Escolar Democrática na Percepção de Professores da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina: Que Sentidos? Quais Revelações? 2022, 219f. Tese (Doutorado em Educação). Fundação Universidade se Passo Fundo, Passo Fundo/RS, 2022.

NASCIMENTO, L.P. “Novas Formas” de Gestão da Escola Pública: Implicações sobre o Processo de Democratização da Gestão. 2015, 455f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SP, 2015.

OLIVEIRA, M.F.A. Gestão Democrática e Avaliação Institucional: Ressonâncias na Escola Pública de Educação Básica. 2022, 146f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba/SC, 2022.

PALÚ, J. Planos de Gestão Escolar em Santa Catarina: A Gestão Democrática em Questão. 2019, 397f. Dissertação (Mestrado Em Educação), Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó/SC, 2019.

PARO, V.H. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo/SP: Editora Cortez, 2017.

RAVITCH, D. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a Educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.

ROSA, P.D.S. Os (Des) Caminhos da Gestão Escolar na Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú (1996–2020). 2022, 153f. Dissertação (Mestrado em Educação), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Camboriú/SC, 2022.

ROZZATO, K.D.S.S. A Nova Gestão Pública da Escola em Feira de Santana/BA: Implicações Políticas e Pedagógicas (2000-2013). 2020, 169f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana/BA, 2020.

SANTOS, A.B. Socialização da Participação Política e do Poder na Eleição de Diretores Escolares: Aparência versus Essência na Gestão Democrática da Escola Pública. 2018, 138f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba/SC, 2018.

SANTOS, J.C. Processo de Provimento ao Cargo de Diretores Escolares: Interseção da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul com a Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS. 2021, 186f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2021.

SILVA, C.D. Fatores Econômicos e Sociais: Impacto no Resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Municípios do Estado de São Paulo de 2005 a 2015. 2017, 151f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Católica de Brasília, Brasília/DF, 2017.

SOUZA, M.I.V. Gestão escolar e o perfil do diretor de escola na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: uma contribuição aos estudos sobre teoria da gestão escolar. 2022, 200f. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo/SP, 2022.

TURCATTO, V.J. Gestão Democrática do Ensino Público: Tessituras e Dinâmicas no Âmbito De Sistemas Municipais de Ensino da Mesorregião Sul Catarinense. 2018, 144f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba/SC, 2018.

Downloads

Publicado

18-12-2025

Como Citar

Knorst, P. A. R., & Canan, S. R. (2025). Gestão Democrática e ICMS Educação: implicações na implementação de políticas curriculares na rede municipal de Santa Catarina. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(47). https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9831

Edição

Seção

Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional