v. 5 n. 5 (2025): Contextos e cenários sociopolíticos

					Visualizar v. 5 n. 5 (2025): Contextos e cenários sociopolíticos

Apresentação:

Esta 5ª edição da Revista de Ciências Sociais da UEMS disponibiliza a você leitor dois artigos e um ensaio. O primeiro artigo destaca os Percursos Profissionais de Tatuadores e Piercers em Luanda, que oferece uma análise sociológica aprofundada sobre a trajetória profissional e social de tatuadores e piercers naquela cidade de Angola. Além disso, discute a busca por qualificação e as dificuldades enfrentadas, como a falta de reconhecimento legal da profissão e a escassez de materiais, enfatizando a importância da biossegurança e da relação de confiança com o cliente. O segundo artigo enfatiza o legado da educadora e pesquisadora Amélia Americano Franco Domingues de Castro na Educação Brasileira, fruto de uma pesquisa histórico-documental e biográfico-intelectual que buscou investigar a atuação de Amélia Americano Franco Domingues de Castro e suas contribuições para a renovação do ensino superior e da formação docente no Brasil. O mesmo mostra a questão de gênero na universidade e seu legado que permanece altamente relevante para os debates atuais sobre equidade, inovação didática e formação de professores. O ensaio, por fim, se dedica à reflexão teórica sobre os fundamentos da vida moderna para então apresentar contribuições cruciais sociológicas que continuam sendo um desafio central e persistente na reflexão sociológica contemporânea.

 

Dr. Ailton Souza e Dr. Jean Camargo

 (Editores)

Publicado: 2025-12-10

Artigos

  • TRAJETÓRIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS DE TATUADORES E PIERCERS EM LUANDA

    Adilson Kamy
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.61389/rcs.v5i5.9992
  • AMÉLIA AMERICANO FRANCO DOMINGUES DE CASTRO: Inovação Pedagógica e Resistência no Ensino Superior Brasileiro

    Diogo da Silva Roiz, Naiara
    19-42
    DOI: https://doi.org/10.61389/rcs.v5i5.9949
  • GIDDENS E BOURDIEU: BREVES APONTAMENTOS SOBRE ESTRUTURA E AÇÃO

    Edson Lugatti Silva Bissiati
    43-54
    DOI: https://doi.org/10.61389/rcs.v5i5.10035