Sobre a Revista

ISSN: 2526-4052

A Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem é um periódico semestral que tem como missão publicar artigos e ensaios resultantes de atividades de pesquisas concluídas e/ou em andamento, bem como resenhas científicas no campo da educação, da cultura e da linguagem. A disseminação dos conhecimentos resultantes de estudos de caráter teórico e/ou empírico desenvolvido pelos pesquisadores, sobre diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, contribui para a promoção do debate, popularização do conhecimento e intersecção com os desafios da educação. Desse modo, a revista acolhe textos produzidos por professores, pesquisadores, discentes da pós-graduação e demais profissionais da área de Educação, Ciências Sociais e Letras.

Anúncios

Edição Atual

v. 9 n. 18 (2025): Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem - Fluxo Contínuo
					Visualizar v. 9 n. 18 (2025): Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem - Fluxo Contínuo

Léia Teixeira Lacerda, Estela Mara de Andrade

Publicado: 2025-08-04

Artigos

  • DIREITO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL a formação da consciência ambiental crítica na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.7473
    Jairo Farley Almeida Magalhães, Newller Thiago Fernandes Mascarenhas, André Alves Barbosa
    13-31
  • RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9077
    António Augusto Miguel Paulo
    32-52
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO HUMANO entre a emancipação e a precarização docente

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9270
    Mateus Magalhães da Silva
    53-79
  • DISSERTAÇÕES NO CAMPO DA FRASEOLOGIA uma retrospectiva no Estado de Mato Grosso do Sul (2013 A 2023)

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9167
    Rosana Budny, Isaque Pereira Silva
    80-99
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL À PARTIR DE VIVÊNCIAS ESTÉTICAS NO CURSO TÉCNICO

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9363
    Denise Santos Nascimento, Marcus Vinicius Pereira
    100-125
  • CONSTRUINDO PONTES possíveis aproximações entre Bell Hooks e educação linguística crítica

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.8940
    Claudio Fernandes Baranhuke Junior, Bruno dos Santos de Castro Brito, Tiffany Gabriele Angelo Palugan
    126-145
  • O QUE SERIA UMA EDUCAÇÃO SUFICIENTEMENTE BOA? contribuições de Freud e Winnicott para a educação

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9379
    Thiago Nascimento
    146-169
  • PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O USO DO PHET EM HIDRODINÂMICA potencializando o ensino de física no Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9408
    Renan Cesar Ribeiro
    170-188
  • A PSICODINÂMICA DO TRABALHO COM PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL NO PERÍODO DE 2012 A 2022

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9504
    Bárbara Ribeiro de Carvalho, Maria Luiza Gava Schmidt
    189-209
  • CURRÍCULO EM MOVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL À LUZ DO EPISTEMÔMETRO

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9605
    Rosânia Soares
    210-225
  • ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS uma necessidade para a construção da cidadania

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9620
    Sintia Câmara, Marinês Soratto
    226-247
  • PERCEPÇÕES SOBRE A INFÂNCIA E A SOCIEDADE NA OBRA “MENINAS” DE LIUDMILA ULÍSTSKAIA

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9426
    Alan Silus, Ana Cristina Cantero Dorsa Lima
    248-268
  • GAMIFICAÇÃO COMO MEIO DE APROPRIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ensino fundamental no componente de língua portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9704
    Adriana Sussa, Danilo Vaz Borges
    269-288
  • INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA um estudo sobre os documentos que orientam as políticas de educação

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.8657
    Herbia Araujo Soares, Maira Teresa Gonçalves Rocha
    289-305
  • DESAFIOS DA LEI 10.639/2003 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CUIABÁ

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9583
    Guilherme Augusto Fernandes dos Santos de Matos, Beleni Salete Grando, Lais Cristina Barbosa Silva
    306-327
  • A MANIFESTAÇÃO DE ÉTHE DISCURSIVOS NA LITERATURA DE ACONSELHAMENTO VOLTADA A SUJEITOS ANSIOSOS

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9712
    Fábio Luiz Nunes, Glaucia Muniz Proença Lara
    328-348
  • ECOS DE RESISTÊNCIA narrativas e percepções sobre educação das relações étnico-raciais em uma comunidade de remanescentes quilombolas

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9652
    Luis Henrique Macedo e Silva, Suzana Lopes Salgado Ribeiro
    349-369
Ver Todas as Edições

O principal objetivo do periódico é difundir textos científicos (artigos, críticas bibliográficas, notas de pesquisa, resenhas) inéditos com relevância, originalidade e qualidade, no que se refere aos resultados, alcance e impacto na área. O periódico está aberto, portanto, à submissão das produções de toda a comunidade científica.

A revista compreende uma ação conjunta dos pesquisadores associados ao Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade (CELMI) e do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidadade (GPECD) de Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território (GEFRONTTER).

 

A Revista recebe proposições de pesquisadores para a organização de Dossiês temáticos, bem como artigos e as resenhas de livros em fluxo contínuo, conforme o foco e o escopo do periódico, desde o inicio de 2020.

Atualmente a revista está com avaliação B1 pelo Qualis-Capes (quadrienal 2017-2020)  e está aprimorando os esforços institucionais para a avaliação que ocorrerá no próximo quadriênio.

                                        INDEXADORES, BASE DE DADOS E REPOSITÓRIOS

Flag Counter