Subjetividade lírica e emoção: a voz na Obra poética de Sophia Andresen
Visualizações: 742Keywords:
Poesia Portuguesa, Estudos de paisagem, Subjetividade lírica, Emoção poética.Abstract
O trabalho consiste na análise do tratamento concedido à questão da subjetividade lírica e da emoção na Obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen. Os principais objetivos da reflexão proposta são: verificar o modo como a subjetividade do eu lírico é tematizada e identificar os recursos por meio dos quais a emoção é produzida em poemas da autora portuguesa e em alguns textos a que ela deu o título de “Arte poética”. Para a discussão desses tópicos, o estudo recorre aos pressupostos estabelecidos por dois teóricos franceses, Dominique Combe e Michel Collot, que têm em comum o interesse pela poesia lírica moderno-contemporânea e o fato de buscarem na fenomenologia a fundamentação de suas teses.References
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Obra poética I. Lisboa: Caminho, 1990.
___. Obra poética II. Lisboa: Caminho, 1991a.
___. Obra poética III. Lisboa: Caminho, 1991b.
BORDINI, Maria da Glória. Aproximações à lírica. In: BARBOSA, Márcia Helena S.; BECKER, Paulo (Orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2013. p. 11-27.
COLLOT, Michel. La poésie moderne et la structure d’horizon. Paris: PUF, 1989.
___. La matière-émotion. Paris: PUF, 1997.
___. O sujeito lírico fora de si. Trad. Zênia de Faria e Patrícia Souza Silva Cesaro. Signótica, v. 25, p. 221-241. Goiânia: PRPPG, Faculdade de letras da UFG, 2013.
Disponível: https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/25715/15374.
Acessado em 20/07/2017.
COMBE, Dominique. A referência desdobrada: o sujeito lírico entre a ficção e a autobiografia. Trad. Iside Mesquita e Vagner Camilo. Revista USP, São Paulo, v. 84, p. 112-128, São Paulo: USP, 2009-2010.
Disponível: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13790/15608.
Acessado em 20/07/2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).