Slam das Minas – Bahia: A performance poética de corpos de resistência
Visualizações: 972Keywords:
Slam poetry, Slam das Minas Bahia, Corpo-memória, Mulheres negras, Performance poética.Abstract
Os estudos sobre o corpo na contemporaneidade envolvendo as relações entre corpo-memória, corpo-político, vêm suscitando algumas reflexões acerca da percepção sobre corpos dissidentes no âmbito individual e coletivo. Nesse trabalho é realizado um recorte para gênero e raça, para analisar como as performances poéticas do Slampoetry (SMITH, 1980) na atualidade, caminham na perspectiva de luta e resistência dos corpos de mulheres afrodiaspóricas. Para isto, apresentamos o Slam das Minas-BA e observamos a partir da performance poética “Será que vive?” (2016) da Slammer Carol Cerqueira, discutindo sobre a reconstrução e transformação da corporalidade por meio da memória e das vivências cotidianas. Autoras como Roberta Estrela D’alva, Grada Kilomba, Vilma Piedade, Conceição Evaristo e Leda Maria Martins, são utilizadas como referência para este trabalho. O empoderamento de corpos de mulheres negras cis e trans, a partir do Slam, denunciando o racismo, a homofobia, o machismo, dentre outras opressões na sociedade patriarcal.
References
BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Pólen Livros, 2019.
CARVALHO, Elen. Slams movimentam as periferias de Salvador (BA). Brasil de fato, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2017/12/27/slams-movimentam-as-periferias-de-salvador-ba. Acesso em: 20 abr. 2020.
D’ALVA, Roberta Estrela. Um microfone na mão e uma ideia na cabeça: o poetry slam entra em cena. Synergies Brèsil, São Paulo, n. 9, p. 119-126, 2011.
EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. Belo Horizonte: Mazza, 2007.
EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Belo Horizonte: Nandyala, 2011.
FLORES, Rafael. Slam das minas Bahia: poesia negra, periférica e feminina. Revista Gambiarra, [Vitória da Conquista], 2017. Disponível em: http://revistagambiarra.com.br/site/slam-das-minas-bahia-poesia-negra-periferica-e-feminina/. Acesso em: 15 jun. 2020.
FLORESTA, Cecília. Slam das minas: performance como ato de resistência. C& América Latina, Berlim, 2019. Disponível em: http://amlatina.contemporaryand.com/pt/editorial/performance-resistencia. Acesso em: 13 jul. 2020.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Trad. de Ana Luiza Libânio. 10. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MARTINS, Leda. Oralitura da memória. In: FONSECA, Maria Nazareth Soares (org). Brasil afrobrasileiro. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo lugar da memória. Língua e Literatura: Limites e fronteiras, Santa Maria, n. 26, p. 63-81, 2003.
MENEZES, Jamile. Fabiana Lima: a poetiza, periférica e feminista à frente do Slam das minas. Portal Soteropreta, Salvador, 2017. Disponível em: http://portalsoteropreta.com.br/fabiana-lima-poetiza-periferica-e-feminista-frente-do-slam-das-minas/. Acesso em: 14 jun. 2020.
PIEDADE, Vilma. Dororidade. São Paulo: Editora Nós, 2017.
RATTS, Alex. Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Imprensa Oficial, 2007.
ROOL Cerqueira - Campeã do Slam das Minas - BA 2019. [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (2 min e 12 seg). Publicado pelo perfil Rool Cerqueira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8YfB_zCjyT4&t=10s. Acesso em: 9 jul. 2020.
SANTOS, Natielly. O Slam do corpo e a representação da poesia surda. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 18, n. 2, p. 1-10, 2018.
'SLAM das Minas' reúne mulheres em competição de poesia. Correio Braziliense, Brasília, 2016. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2016/10/13/interna_diversao_arte,552957/slam-das-minas-reune-mulheres-em-competicao-de-poesia.shtml. Acesso em: 12 jun. 2020.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).