Entre o real e o ficcional: metamorfoses e ressignificações em Um acontecimento na vida do pintor-viajante, de César Aira
Visualizações: 469DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v2i29.6129Keywords:
literatura argentina, pintor-viajante, ready-made, metamorfose.Abstract
O livro Um acontecimento na vida do pintor-viajante (2006), do escritor argentino César Aira, traz um embate bastante pertinente sobre as fronteiras entre o real e o ficcional, visto que o protagonista da história, o alemão Johann Moritz Rugendas, de fato existiu. Esse gesto retoma a técnica ready-made, à moda de Duchamp, conforme afirma Antelo (2006), na qual o objeto é retirado de seu local de origem e ressignificado por meio da arte. Dessa maneira, em nossa leitura, foi possível perceber que o romance não precisa e nem conseguiria ser igual à realidade. Vê-se que ele tem métodos próprios de se constituir e não compete com ela. Assim, para melhor entender essa questão, baseamos-nos, sobretudo, nas correspondências entre James e Stevenson (2017), bem como, nas ideias teóricas de Gallagher (2009). Além disso, outras dualidades fazem-se presentes na narrativa, como por exemplo, o diálogo entre imagem e texto, entre a loucura e a sanidade e a utilidade ou não da arte. Observa-se ainda uma metamorfose do protagonista Rugendas, a partir de um acidente que ele sofre durante a sua viagem para a Argentina e Chile. Ele fica com sequelas graves que desencadeiam uma mudança radical: a transformação de um artista famoso e amado, requisitado por seus fãs, a uma figura monstruosa, física e intelectualmente, que causa repúdio e afastamento. Tal experiência é bastante semelhante à vivida por Gregor Samsa, de Franz Kafka. Logo, para refletir acerca dessa monstruosidade do personagem, pautamos-nos em Cohen (2000) e sua teoria sobre os monstros.
References
AIRA, Cesar. Um acontecimento na vida do pintor-viajante. Trad. Paulo Andrade Lemes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
ANTELO, Raúl. Prefácio. In: Um acontecimento na vida do pintor-viajante. Trad. Paulo Andrade Lemes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
AZARA, Michel Mingote Ferreira de. Um acontecimento na vida do pintor-viajante, de Cesar Aira: o procedimento intempestivo. Cadernos Benjaminianos. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
AZEVEDO, Carlito. 13 Variações sobre César Aira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
BEDRAN, Marina (org.) A aventura do estilo. Ensaios e correspondência de Henry James e Robert Louis Stevenson. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
COHEN, Jeffrey Jerome. A cultura dos monstros: sete teses. In: SILVA, Tadeu Tomaz da (org.). Pedagogia dos monstros – Os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
GALLAGHER, Catherine. Ficção. In: MORETTI, Franco (org.). A cultura do romance. São Paulo: CosacNaify, 2009.
KAFKA, Franz. A metamorfose. Trad. Lourival Holt. São Paulo: Abril Coleções, 2010.
JAMES, Henry. A arte da ficção. In: BEDRAN, Marina (org.) A aventura do estilo. Ensaios e correspondência de Henry James e Robert Louis Stevenson. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
SERENO, Ana. O Ready-made em Marcel Duchamp, a dimensão estética e o seu carácter conceptual na contemporaneidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Artísticos) – Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, 2010.
STEVENSON, Robert Louis. Um humilde protesto. In: BEDRAN, Marina (org.) A aventura do estilo. Ensaios e correspondência de Henry James e Robert Louis Stevenson. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).