A teoria da linguagem em John Locke

Visualizações: 1401

Autores/as

  • Camila Bozzo Universidade de São Paulo

Palabras clave:

John Locke, teoria da linguagem, significação.

Resumen

Este artigo visa analisar o papel da linguagem apresentado no Livro III, “Das palavras”, do “Ensaio sobre o entendimento humano” de John Locke (1979). O interesse se dá pelo fato da grande influência do argumento ali presente no pensamento dos séc. XVII  e XVIII; atingindo inclusive diversas discussões atuais. Não se pretende, devido ao parco espaço que seria reservado a tamanha discussão, abordar aqui essa influência. Entretanto, ela será superficialmente apresentada ao longo do texto.

Para tanto, será apresentado um breve panorama da importância desse terceiro livro em específico para o estudo da linguagem para propor uma reflexão sobre de que forma os pontos ali discutidos contribuem para a discussão sobre tradução. Os trechos destacados do Ensaio servirão de fio condutor para esse debate.

Biografía del autor/a

Camila Bozzo, Universidade de São Paulo

Mestranda na área dos Estudos da Tradução pela Universidade de São Paulo.

Publicado

2017-03-10

Cómo citar

BOZZO, Camila. A teoria da linguagem em John Locke. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 14, p. 150–166, 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1145. Acesso em: 22 nov. 2024.