Um Carandiru – memórias através do rap de cárcere

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Autores/as

  • Carla Cristiane Mello Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

rap, performance, estética da sobrevivência.

Resumen

Este artigo apresenta um recorte sobre a história do famoso Complexo Carcerário do Carandiru entrelaçado com o rap produzido por dois grupos neste espaço, entre os períodos de 1998 a 2002. Os grupos de rap 509-E e Detentos do Rap trazem os temas da superpopulação carcerária, da violência policial e entre detentos, além de memórias do Massacre do Carandiru ocorrido em 1992. Suas poéticas servem como um lenitivo a todos aqueles que já estiveram ou estão privados de liberdade. Suas vozes e performances reproduzem uma estética de sobrevivência através da palavra poética que reverbera as condições degradantes dos presidiários.

Biografía del autor/a

Carla Cristiane Mello, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Literatura no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Univesridade Federal de Santa Catarina

Publicado

2017-09-05

Cómo citar

MELLO, Carla Cristiane. Um Carandiru – memórias através do rap de cárcere. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 16, p. 161–185, 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1547. Acesso em: 3 jul. 2024.