A masculinidade como enigma ou como ser um detetive moçambicano
Visualizações: 813Palabras clave:
Masculinidades, Nação, Narrativas detetivescas em língua portuguesaResumen
Este artigo tem como objetivo discutir as relações entre masculinidades e nacionalidade, tendo como material de observação o romance A varanda do franjipani, de Mia Couto. Partindo de algumas reflexões teóricas a respeito de masculinidade local e global, intenta-se observar a construção do detetive contemporâneo, enquanto personagem literário, e suas tensões com modelos de masculinidades.Citas
ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. México: Fundo de cultura econômica, 1983.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003a.
CABAÇO, José Luis. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
CONNELL, Robert W.; MESSERSCHMIDT, James. W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 241-282, jan.-abril/2013.
COUTO, Mia. A varanda do frangipani. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
LUGARINHO, Mário César. O homem e os vários homens: masculinidades nas literaturas africanas de língua portuguesa. Tese de Livre-docência. São Paulo: USP, 2012.
______. A história sem sentido, o imaginário em crise: os heróis nacionais e as masculinidades em torno de ualalapi, de ungulani ba ka khosa. Revista Graphos, vol. 16, n° 1, 2014.
MOSSE, George. La imagen del hombre. La creación moderna de la masculinidad. Madrid, Talasco Ed., 2000.
PORTILHO, Carla de Figueiredo. Detetives Ex-cêntricos: um estudo do romance policial produzido nas margens. Tese de Doutorado. Niterói: UFF, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).