A representação da infância sob a perspectiva da nova história cultural e da literatura

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Autores/as

  • Nubea Rodrigues Xavier UFGD

Palabras clave:

representação, infância, imaginário cultura, memórias,

Resumen

O trabalho refere-se às reflexões e pesquisa obtidas durante o Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFGD, sob a orientação da profª Dra. Magda. C. Sarat Oliveira, em que tal estudo, trata-se de um projeto maior de dissertação de mestrado intitulado como Memórias de infância: a representação da criança sob uma perspectiva literária. Buscou-se construir um conceito de infância, a partir das obras literárias Infância de Graciliano Ramos e Meninos de Engenho de José Lins do Rego, com propósito de obter imaginário social e cultual, tendo como objetivo a apreensão do processo de individualização da criança e da sua categorização social. Por meio da Nova História Cultural analisou-se, não somente, as questões econômicas ou políticas, mas também, as emoções, as percepções, os interesses e a própria cultura, obtendo a heterogeneidade e as formas simbólicas sobre a infância. A relevância desse estudo se faz pela análise das obras literárias, em conformidade, com as identidades culturais da criança, elaboradas a partir das memórias de José Lins do Rego e Graciliano Ramos. Obtendo como resultados, a representação da criança sob as perspectivas da Histórica, Literatura e a Nova História Cultural.

Publicado

2015-08-27

Cómo citar

XAVIER, Nubea Rodrigues. A representação da infância sob a perspectiva da nova história cultural e da literatura. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 127–136, 2015. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/300. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Tema Livre