A relação entre a visão sistêmica da vida e o espaço poético bachelardiano presentes na poesia de Manoel de Barros

Visualizações: 884

Autores/as

  • Renata de Melo Souza Universidade do Estado de Mato Grosso

Palabras clave:

Manoel de Barros, Visão sistêmica, Casa, Armário, Concha

Resumen

O objetivo deste artigo é demonstrar a relação harmônica entre a visão sistêmica da vida defendido por Fritjof Capra com as poesias de Manoel de Barros, por meio do espaço que elas estão inseridas. Para a análise do espaço poético foi abordada a teoria de Gaston Bachelard – A poética do espaço. Uma das características da teoria sistêmica é reivindicar a inter-relação e interdependência essencial entre todos os fenômenos (físicos, biológicos, sociais e culturais). Trata-se de uma rede de conceitos e modelos interligados. A análise demonstrou que é possível haver uma harmonia entre a teoria de um físico e teórico de sistemas, com a literatura, e as poesias de Manoel de Barros confirmam essa possibilidade.

Biografía del autor/a

Renata de Melo Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestranda em Estudos Literários na Universidade Estadual de Mato Grosso – Brasil. E-mail: melsouzaaugusto@gmail.com

Citas

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARROS, Manoel. Livro de pré-coisas. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.

______. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 1998.

______. Arranjos para assobio. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.

BOLZE, Simone Dill Azeredo; BUENO, RovanaKinas; CREPALDI, Maria Aparecida; GOMES, Lauren Beltrão. As origens do pensamento sistêmico: das partes para o todo. Periódicos Eletrônicos em Psicologia – PEPSIC. Pensando fam. vol. 18 nº. 2. Porto Alegre, 2014. Disponível. Em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2014000200002>. Acesso em: 06 dez. 2017.

CAPRA, F. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2005.

Publicado

2019-03-18

Cómo citar

SOUZA, Renata de Melo. A relação entre a visão sistêmica da vida e o espaço poético bachelardiano presentes na poesia de Manoel de Barros. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], p. 175–192, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3413. Acesso em: 24 ago. 2024.