Percepção, imagem, ritmo e performance: a poesia pelo viés dos sentidos

Visualizações: 836

Autores/as

Palabras clave:

Poesia, Percepção, Imagem, Ritmo, Performance

Resumen

Este artigo, através de uma postura interdisciplinar, apresenta um entendimento de ritmo e imagem na poesia a partir de um pensamento de corpo e percepção. São articulados os trabalhos de Yeats (2004), Rukeyser (1996), Paz (2015) e Maiakovski (1979) aproximando-os da prerrogativa de que a corporalidade, implicada na poesia, está intimamente relacionada à experiência tanto do poeta quanto de seu leitor na partilha de experiências , e este é parte do potencial performativo de um poema.

Biografía del autor/a

Ines Saber de Mello, Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT-UDESC)

Ines Saber é doutoranda em teatro no PPGT UDESC (2018-2022) e mestra pelo mesmo programa (2017). Formada em Dança pela UNESPAR(2012) e em Letras Inglês UFPR (2013), tem experiência em ensino de inglês, de escrita acadêmica e de artes performativas, com estudos e produções interdisciplinares que mesclam escrita, poesia, artes visuais e dança.

Lucianne Christina Fasolo Normândia Moreira, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPGL-UFPR)

Lucianne Moreira possui Mestrado em Letras com ênfase em Estudos Literários (2017) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é doutoranda em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura de Língua Inglesa e Ensino de Língua Inglesa, tendo realizado trabalhos nas respectivas áreas. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura de língua inglesa, ensino de língua inglesa, estudos de gênero e literatura comparada.

Citas

AUSTIN, J. L. How to Do Things with Words. Oxford: Clarendon Press, 1962.

AGAMBEN, Giorgio. “O que contemporâneo?” In: O que é o contemporâneo e outros ensaios. Tradução de Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

BLAKE, Willian. All religions are one. Disponível em: http://www.blakearchive.org/exist/blake/archive/work.xq?workid=aro&java=no. Acesso em 15/02/2016.

BLOOM, Harold. O Cânone Ocidental: Os livros e a Escola do Tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

CAMPOS, A. et all. Teoria da poesia concreta. São Paulo, Edições Invenção, 1965.

CAMPOS, A. et all. Manifesto da Poesia Concreta. Disponível em: http://www.tanto.com.br/luizedmundo-concret.htm. Acesso em: 28 de fevereiro de 2016.

CANDIDO, Antonio. O Estudo Analítico do Poema. São Paulo: Humanitas, 2006.

CLÜVER, C. “Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos.” In Revista Literatura e Sociedade. n. 2 1997, p.45. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ls/article/view/13267. Acesso em 10/05/2016.

ECO, Umberto. Obra aberta: formas e indeterminação nas poéticas contemporâneas. Trad. Giovanni Cutolo et al. São Paulo: Perspectiva, 2015.

KATZ, Helena Tania. UM, DOIS, TRÊS, a dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: Edição da Autora, 2005.

KILLINGSWORTH, M. J. The Cambridge introduction to Walt Whitman. New York (USA): Cambridge University Press, 2007.

FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. [Trad: Diana González Martín e David Martínez Perucha]. Madrid: Abada, 2011.

FOLSOM, E. MERRIL. Every Atom: Sexuality and the Body in "Song of Myself". Iowa: The University of Iowa International Writing Program's Distance Learning Program. 2014. Vídeo (12min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SvfTugj3_xM. Acesso em: 20 de fevereiro 2016.

GREENE, Roland (ed.). The Princeton Encyclopedia of Poetry and Poetics. New Jersey: Princeton University Press, 2012.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

LEPECKI, André. 9 variações sobre coisas e performance. In: Revista Urdimento, Florianópolis: n. 19, p. 95-101, nov. 2012.

LEVI, Jan Heller, KAUFMAN, Janet E., HERZOG, Anne F (ed). The Collected Poems of Muriel Rukeyser. Pensilvânia: University of Pittsburgh Press, 2005.

MALLARMÉ, Stéphane. “Crise de verso”. In: Inimigo rumor: revista de poesia. São Paulo: Cosac Naify, 2008. n.20. Trad. Ana de Alencar .

MACLEISH, Archibald. “Ars Poetica / Ars Poetica”. In: VIZIOLI, Paulo (Seleção e Tradução). Poetas norte-americanos. Antologia Bilíngue. Edição Comemorativa do Bicentenário da Independência dos Estados Unidos da América: 1776-1976. Rio de Janeiro, RJ: Lidador, 1974.

MAIAKOVSKI, Vladimir. Poética. Trad. Antonio Landeira e Maria Manuela Ferreira. São Paulo: Global, 1979.

NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. Trad. Mário da Silva. São Paulo: Civilização Brasileira, 1977.

NOË, A. Action in perception. Massachusetts: The MIT Press, 2004. PLAZA

NÓBREGA, Thelma Médici. “Transcriação e hiperfidelidade”. In: Cadernos de Literatura em Tradução, Brasil, n. 7, p. 249-255, nov. 2006. ISSN 1981-2558. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/clt/article/view/49417>. Acesso em: 17 Ago. 2014.

PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 2015.

PLAZA, Júlio. Tradução intersemiótica. São Paulo Perspestiva, 2003.

RENGEL. Lenira P. “Corpo e dança como lugares de corponectividade metafórica”. IN: FAP, Curitiba, v.4, n.1 p.1-19, jan./jun. 2009.

RESENDE, Flávia A. V. “O arquivo e o repertório - Performace e memória cultural nas Américas, de Diana Taylor.” EM TESE. v. 20 n. 2 maio-ago. 2014 (p. 261-264). Disponível em: Acesso em: < http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/download/5614/6023 >Acesso em:

RUKEYSER, Muriel. The Life of Poetry. Ashfield: Paris Press, 1996.

SETENTA, J. Fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Bahia: EDUFBA, 2008.

VALÉRY, Paul. “Poetry and Abstract Thought”. In: COOK, John. Poetry In Theory: An Anthology 1900-2000. Oxford: Blackwell, 2004.

YEATS, William Butler. “The Symbolism of Poetry”. In: COOK, John. Poetry In Theory: An Anthology 1900-2000. Oxford: Blackwell, 2004.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2000.

Publicado

2019-11-14

Cómo citar

SABER DE MELLO, Ines; FASOLO NORMÂNDIA MOREIRA, Lucianne Christina. Percepção, imagem, ritmo e performance: a poesia pelo viés dos sentidos. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 22/1, p. 149–172, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3763. Acesso em: 24 nov. 2024.