Terra em transe: república transida, alegoria intransigente
Visualizações: 655Palabras clave:
transe, cinema, alegoria, repúblicaResumen
O texto aborda a inter-relação entre literatura e cinema no filme Terra em transe, de Glauber Rocha, discutindo os dilemas de um “homem das letras”, configurado no percurso da personagem Paulo Martins, a fim de ressaltar as conexões e as disjunções do projeto estético e político desse poeta “tropical” com as principais vertentes de governamento em Eldorado. Propõe-se que essa narrativa fílmica é composta por quatro linhas de tensão que, justapostas, constroem o conceito do transe como um ideograma alegórico, traduzindo significações culturais da república brasileira.
Citas
BENJAMIN, Walter. Alegoria e drama barroco. In:_____. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984. Tradução Sergio Paulo Rouanet.
BENTES, Ivana. Transe, crença e povo. Cadernos de subjetividade. PUC/SP – v.1, n. 1, 1993.
BERNARDET, Jean-Claude. Diálogo I: a metáfora literária. In:_____. Historiografia clássica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogia. São Paulo: AnnaBlume, 1995. p. 151-171.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. (Coleção Rumos da cultura moderna; v. 52).
CHATTERJEE, Partha. Colonialismo, Modernidade e Política. Salvador: Ed. EDUFBA; CEAO, 2004.
_____. La nación em tiempo heterogêneo y otros estudios subalternos. Lima: IEP, CLACSO, SEPHIS, 2007. (Lecturas Contemporánes, 6).
CHIARA, Ana Cristina Rezende. Teoria em transe. Candelária (Rio de Janeiro), v. 1, p. 17-38, 2008.
DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
EISENSTEIN, Sierguéi. O princípio cinematográfico e o ideograma. In: CAMPOS, Haroldo (org.). Ideograma: lógica, poesia, linguagem. São Paulo: Ed. Cultrix, EDUSP, 1977.
FONSECA, Jair Tadeu. Linguagem-transe: uma aproximação a Glauber Rocha. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 1995. (Dissertação, Mestrado em Teoria da Literatura).
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
_____. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
_____. A arqueologia do saber. 6ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
_____. Ética, sexualidade, política. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Mota; tradução Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. 2 ed. Rio de Janeiro Forense Universitária, 2010a. (Ditos e escritos; V).
_____. Estratégia, Poder-Saber. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Mota; tradução Vera Lucia Avellar Ribeiro. 2 ed. Rio de Janeiro Forense Universitária, 2010b. (Ditos e escritos; IV).
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. Campinas: Ed. UNICAMP; São Paulo: Perspectiva, 1994.
GILROY, Paul. Entre campos: nações, cultura e o fascínio da raça. São Paulo: Annablume, 2007.
HOUAISS ELETRÔNICO. v. 3, Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2009.
MIGNOLO, Walter D. Histórias locais/ Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
RAMA, Angel. A cidade das letras. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985.
ROMERO, Silvio. Novos estudos de literatura contemporânea. Rio de Janeiro: Garnier, 1898. p. 265. Disponível em: http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/01616000. Acesso em: 26 nov. 2010.
SCHWARZ, Roberto. Martinha versus Lucrécia: ensaios e entrevistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
SCRAMIM, Susana. Literatura em transe. Ilha de Santa Catarina. 1 sem, 2004.
VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
XAVIER, Ismail. Alegorias no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Perspectiva, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).