História e performatividade em Days Without End de Sebastian Barry

Visualizações: 662

Autores

Palavras-chave:

Literatura Irlandesa, História, Performatividade, Forma narrativa.

Resumo

Este artigo analisará o romance Days Without End (2016) do premiado escritor irlandês Sebastian Barry, considerando a relação intrínseca entre personagem e linguagem que se estabelece na obra. Tendo por pressuposto teórico o conceito de performatividade textual (BERNS, 2009), considera-se que os processos de fluidez de gênero do narrador-personagem, Thomas McNulty, também pode ser aplicados para a análise da forma narrativa. Neste sentido, linguagem e forma narrativa em Days Without End emulam a aquisição linguística na Irlanda, aparecendo textualmente dentro do romance através do Hiberno-English e da oralidade da narração.

Biografia do Autor

Victor Augusto da Cruz Pacheco, Universidade de São Paulo

Victor Augusto da Cruz Pacheco é bacharel em Letras (habilitação Português e Espanhol) pela Universidade de São Paulo e aluno de mestrado na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês com bolsa CAPES pela mesma instituição. Cursou disciplinas na Universidad de Buenos Aires, Argentina, durante o período de intercâmbio acadêmico (2016). Tem como área de estudos a literatura irlandesa desde 2012 com a pesquisa As representações da Irlanda revolucionária nos contos de Sean OFaolain (2014) financiada pela Bolsa de Iniciação Científica da Reitoria da Universidade de São Paulo (Bolsa RUSP).

Referências

BARRY, Sebastian (ed). “Introduction”. In: The Inherited Boundaries. Mountrath: The Dolmen Press, 1986. pp. 13-29.

______________. Days Without End. London: Faber and Faber, 2016.

BERNS, U. “Performativity”. In: HUHN, P. (Org.) Handbook of Narratology. Berlin: Walter de Gruyter, 2009, pp. 370-383.

BROWN, L. B. Two Spirit People: American Indian Lesbian Women and Gay Men. New York: Routledge, 2011.

BUTLER, J. Problemas de Gênero. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CROWLEY, Tony. Language in History. London: Routledge, 1995.

______________. Wars of Words. The Politics of Language in Ireland 1537-2004. Oxford: Oxford University Press, 2005.

CULLINGFORD, E. B. "'Thinking of Her... as... Ireland': Yeats, Pearse and Heaney". In: Textual Practice, 4:1, 1990, pp. 1-21.

FARRER, P. “120 Years Of Male Cross-dressing And Sex-changing In English And American Literature.” In: EKINS, R., KING, D. (orgs) Blending Genders. Social

FILPPULA, Mark. The Grammar of Irish English. London: Routledge, 1999.

FITZGIBBON, Ger. "The Poetic Theatre of Sebastian Barry". In: JORDAN, Eamonn (org). Theatre Stuff: Critical Essays on Contemporary irish Theatre. Dublin: Carysfort Press, 2000, pp. 224-235.

HELLER, M., MCELHINNY, B. Language, Capitalism, Colonialism: Toward a Critical History. Toronto: University of Toronto Press, 2017.

HUTCHEON, Linda. The Politics of Postmodernism. London: Routledge, 2002.

INNES, C. L. The Cambridge Introduction to Postcolonial Literatures in English. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

KIBERD, D. Inventing Ireland.

KRISHNASWAMY, Revathi. Effeminism. The Economy of Colonial Desire. University of Michigan Press, 1999.

KULAWIK, Krzysztof. Travestismo linguístico. El enmascaramiento de la identidad sexual en la narrativa latinoamericana neobarroca. Madrid: Iberoamericana, 2009.

LANSER, S. “Sexing the Narrative: Propriety, Desire, and the engendering of Narratology”. Narrative, Vol. 3, No. 1 (Jan., 1995), pp. 85-94. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/20107045> Acessado em maio de 2019.

LLOYD, David. Irish Culture and Colonial Modernity 1800-2000. The Transformation of Oral Space. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

MAHONY, Christina Hunt (org). Out of History. Essays on the Writings of Sebastian Barry. Dublin: Carysfort Press, 2006.

MILLER, Kerby A. Ireland and Irish America. Culture, Class, and Transatlantic Migration. Dublin: Field Day, 2008.

O’TOOLE, Fintan. “Introduction”. In: BARRY, Sebastian. Plays I. London: Methuen Drama, 1997. pp. vii-xiv.

PATTEN, E. “Contemporary Irish fiction”. In: FOSTER, J. W. The Cambridge Companion to the Irish Novel. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. pp. 259-275.

PAULIN, T. "A New Look at the Language Question". In: BURKE, L., CROWLEY, T. The Routledge Language and Cultural Theory Reader. London: Routledge, 2000, pp. 293-301.

RENAN, Joseph Ernest. The Poetry of the Celtic Races, and Other Studies. Trad. W.G.Hutchison. London: Scott, 1896.

STEWART, Bruce. "'His veritable gospel': Sebastian Barry and Religio Medici". In: Ricorso. Disponivel em <http://www.ricorso.net/tx/Lectures/Seb_Barry/Pdfs/SB_Scripture.pdf>. Acessado em outubro de 2018.

TALIB, Ismail S. The Language of Postcolonial Literatures. An Introduction. New York: Routledge, 2002.

TODD, Loreto. The Language of Irish Literature. London: Macmillan Education, 1989.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

YOUNG, Robert. Colonial Desires. New York: Routledge, 1994.

Downloads

Publicado

2020-02-14

Como Citar

PACHECO, Victor Augusto da Cruz. História e performatividade em Days Without End de Sebastian Barry. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 23, p. 128–155, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3987. Acesso em: 20 abr. 2024.