Figurações de Manhufe em Amadeo de Mário Cláudio

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Autores/as

  • Adriana Gonçalves da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

Palabras clave:

Mário Cláudio, Manhufe, Diálogo interartes.

Resumen

O romance Amadeo do escritor Mário Cláudio, publicado em 1984, compõe, ao lado das obras Guilhermina (1986) e Rosa (1988), a Trilogia da Mão, construída por relatos biográficos-ficcionais de três importantes artistas portugueses do limiar do século XIX e início do século XX. No caso de Amadeo, o diálogo intertextual que Mário Cláudio estabelecerá com o pintor Amadeo de Souza Cardoso é reafirmado pela escolha gráfica da edição do romance com a presença das obras do artista. A presente pesquisa tem o intuito de apresentar, ainda que de forma incipiente, uma abordagem de como é realizada uma (re)criação de Manhufe pela apropriação dos quadros do pintor Amadeo de Souza Cardoso, a partir de duas telas específicas: Casa de Manhufe, 1911-1912 e Cozinha da casa de Manhufe, 1913.Tomando como base epistemológica a intertextualidade, veremos como o romancista, apesar de manter em seu horizonte o texto fonte, ou de partida, como prefere Bassnett (2003), termina por recriar os quadros em seu texto de chegada, em virtude de seu próprio ato criativo.

Biografía del autor/a

Adriana Gonçalves da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense – Brasil. Professora Efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais – Brasil.

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Publicado

2020-12-04

Cómo citar

DA SILVA, Adriana Gonçalves. Figurações de Manhufe em Amadeo de Mário Cláudio. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 26, p. 564–587, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4281. Acesso em: 22 jul. 2024.