(Des)alientação dos corpos desviantes: a dialética da in/exclusão e seus desdobramentos no contexto escolar

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Autores/as

Palabras clave:

educação inclusiva, Machado de Assis, tecnologia política do corpo, in/exclusão.

Resumen

Este estudo teórico analisa questões referentes à dialética da in/exclusão e seus desdobramentos no contexto escolar a partir da análise da obra O Alienista, de Machado de Assis. Com base nos conceitos de Foucault (2008; 2012; 2014) acerca da tecnologia política do corpo e materialidade do discurso nas relações de saber e poder, são esquadrinhados os conceitos de in/exclusão, normalização e medicalização dos corpos para fins de enquadramento social. Optou-se por um bricoleur metodológico fazendo uso da obra machadiana para elucidar questões como desvio padrão, saber e poder, exclusão e enquadramento das deformidades do corpo, visto que o personagem principal do conto, Simão Bacamarte, buscava por meio de seus conhecimentos médicos detectar possíveis desvios de condutas sociais. Por fim, entendemos que mesmo diante da diversidade humana ainda persiste a tentativa de (des)alienação e a dialética da in/exclusão no espaço escolar, bem como a segregação de corpos considerados desviantes.

Biografía del autor/a

Vanessa Goes Denardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e licenciada em Letras. Professora da Faculdade Estácio Florianópolis e Centro Universitário Municipal de São José.

Carolline Septimio Limeira

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Faculdade Estácio Castanhal.

Letícia Carneiro da Conceição, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação (Universidade Federal do Pará – UFPA).

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Publicado

2021-01-21

Cómo citar

GOES DENARDI, Vanessa; SEPTIMIO LIMEIRA, Carolline; CARNEIRO DA CONCEIÇÃO, Letícia. (Des)alientação dos corpos desviantes: a dialética da in/exclusão e seus desdobramentos no contexto escolar. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 311–331, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5205. Acesso em: 22 jul. 2024.