Totalidade do objeto histórico: uma leitura lukacsiana de A emparedada da Rua Nova

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Autores

Palavras-chave:

Lukács, totalidade, romance histórico.

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar, a partir da perspectiva lukacsiana, como o romance A emparedada da Rua Nova, de Carneiro Vilela, mobiliza aspectos formais e temáticos para alcançar a totalidade do objeto ao retratar, com riqueza em detalhes e minúcias, a cidade do Recife durante a década de 1860: seus habitantes, seus costumes, modos de vida, vícios, virtudes e como eles estão intrinsecamente condicionados pela realidade histórica em que estão inseridos. Intentamos também relacionar a construção do romance de Vilela a um conceito da estética hegeliana tomado de empréstimo por Lukács (2011), a totalidade do movimento.

Biografia do Autor

Edson José Rodrigues Júnior, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando em Letras na Universidade Federal de Pernambuco – Brasil. Bolsista CNPq – Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-9710-2756. E-mail: edsonrjunior4@gmail.com.

Brenda Carlos de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco – Brasil, com período sanduíche em Universidad Nacional Autonoma de México – México.  Realiza estágio pós-doutoral em Letras na Universidade Estadual de Campinas – Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8228-725X. E-mail: brenda.carlosdeandrade@gmail.com.

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VILELA, J. M. C. A emparedada da Rua Nova. Recife: CEPE Editora, 2013.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

RODRIGUES JÚNIOR, Edson José; DE ANDRADE, Brenda Carlos. Totalidade do objeto histórico: uma leitura lukacsiana de A emparedada da Rua Nova. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 29, p. 390–417, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/6444. Acesso em: 29 mar. 2024.