O regionalismo e as coordenadas do espaço da narrativa fantástica em quatro contos brasileiros do século XIX

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v2i38.8484

Palabras clave:

conto fantástico, reginalismo, século XIX

Resumen

Este artigo se propõe a analisar os contos “A dança dos ossos”, de Bernardo Guimarães, “Acauã”, de Inglês de Sousa, “A tapera”, de Coelho Neto, e “Pedro Barqueiro”, de Afonso Arinos, pela ótica do fantástico. Considerando que o espaço representado nessas narrativas se configura a partir de um olhar atrelado essencialmente ao meio urbano, pretende-se demonstrar como essa representação se articula à construção da fantasticidade ao mesmo tempo que estabelece uma dicotomia geográfica e simbólica, deixando implícita a concepção de um centro, ancorado principalmente na então capital brasileira, e uma periferia, constituída pelas demais regiões do país. Para sustentar essa interpretação, destacam-se as estratégias narrativas que demarcam a distância entre uma cultura letrada e racional, associada aos meios urbanos, e uma tradição oral e supersticiosa, associada às regiões afastadas dos grandes centros do Brasil oitocentista.

Biografía del autor/a

Frederico Santiago da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Brasil. Professor de Língua Portuguesa do Colégio Santa Clara - Brasil. E-mail: friedrichsantiago@yahoo.com.br. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4220-3880.

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Publicado

2024-12-01

Cómo citar

SANTIAGO DA SILVA, Frederico. O regionalismo e as coordenadas do espaço da narrativa fantástica em quatro contos brasileiros do século XIX. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 38, p. 222–236, 2024. DOI: 10.61389/revell.v2i38.8484. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/8484. Acesso em: 9 ene. 2025.