O cômico e o horrível: Re-Animator

Visualizações: 961

Autores/as

  • Ramiro Giroldo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

H. P. Lovecraft, Stuart Gordon, Re-Animator, horror, humor.

Resumen

O ensaio propõe uma leitura comparativa entre o conto “Herbert West – Reanimator”, de H. P. Lovecraft, e sua adaptação cinematográfica Re-animator, de Stuart Gordon. Toma como ponto de partida formulações traçadas por Lovecraft em seu estudo O Horror Sobrenatural na Literatura, segundo as quais o chamado “horror cósmico” é provocado no leitor com o uso de determinados artifícios narrativos. Ampara-se, também, em proposições de Noel Carroll acerca da intersticialidade do monstro típico do gênero horror, e de Sigmund Freud, sobre a natureza psíquica do humor. O ensaio, em seu percurso teórico, dirige-se para uma leitura da alternância e da simultaneidade de efeitos promovida pelo filme, em contraste com a unidade de efeitos almejada pelo conto.

Biografía del autor/a

Ramiro Giroldo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS e Doutor em Literatura Brasileira pela USP. Pesquisador DCR (CNPq/Fundect/NEHMS).

Publicado

2016-04-29

Cómo citar

GIROLDO, Ramiro. O cômico e o horrível: Re-Animator. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 217–226, 2016. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/899. Acesso em: 22 jul. 2024.