Wilson Bueno e a ressemantização ficcional em A Copista de Kafka

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Autores

  • Eliza da Silva Martins Peron Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Ficção brasileira contemporânea, Recursos Literários, Comparação.

Resumo

No presente artigo pretendemos analisar o romance A copista de Kafka (2007), de Wilson Bueno, à luz das tendências da ficção contemporânea e dos recursos aos quais o autor recorre para a ressemantização ficcional de elementos da tradição literária, seja para simular a elaboração estética de Kafka, seja para plasmar o próprio mundo fragmentado e cambiante da escrita, em uma narrativa heterogênea – onde não há fidelidade a um gênero definido. Pretendemos verificar, a partir do recorte de alguns aspectos comuns ao fazer literário contemporâneo, quais particularidades se tangenciam e constituem importância para o estudo da produção do escritor Wilson Bueno, quais sejam: a fragmentação, a intertextualidade, o hibridismo, a metaficção historiográfica e a perda da identidade. Para tanto, utilizaremos como aporte teórico algumas proposições que explicitam os recursos literários mais utilizados nas narrativas contemporâneas, especialmente as abordagens de Barbieri (2003) e Hutcheon (1991), observando os preceitos discutidos pelas mesmas sobre os recursos acima elencados. Ainda para nos respaldar, aproveitaremos também as contribuições produzidas pela crítica folhetinesca. Como objeto de análise e comparação, utilizaremos além do romance de Bueno, duas obras de Kafka: Cartas ao Pai (1995) e A Metamorfose (1997).

 

Biografia do Autor

Eliza da Silva Martins Peron, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPTL.

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Publicado

2017-04-04

Como Citar

PERON, Eliza da Silva Martins. Wilson Bueno e a ressemantização ficcional em A Copista de Kafka. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 243–267, 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1507. Acesso em: 19 abr. 2024.