As linhas de força e suas representações na esfera discursiva da narrativa Selva Trágica, de Hernani Donato
Visualizações: 569Mots-clés :
romance histórico, linhas de força, discurso.Résumé
O artigo aqui disposto tem como intuito estabelecer e analisar as relações entre as linhas de força que tangem a narrativa Selva Trágica, de autoria de Hernani Donato. A referida narrativa articula-se como um romance histórico que vem apresentar a história velada intrínseca ao contexto de exploração da erva-mate. Busca analisar nessa pesquisa como atuam as linhas de força referentes aos períodos da década de 1940 – período em que ambienta-se a narrativa – e a década de 1950 e seus acontecimentos no âmbito histórico, político e social, e como essa atuação é manifesta na esfera discursiva inerente à constituição da trama. Com relação às linhas de força presentes na narrativa, busca-se avaliar como as mesmas se manifestam no âmbito sócio histórico e quais as suas projeções na esfera discursiva. O estudo em questão busca apreender as correlações históricas e sociais a partir do nível do discurso, analisando as inerências entre o contexto de produção na narrativa e a articulação dos fatos extrínsecos ao texto.
Références
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Dialogismo, polifonia e intertextualidade. 1. ed. São Paulo: EDUSP,1999.
DONATO, Hernani. Selva Trágica. São Paulo: Edibolso, 1976.
FIORIN. José Luiz. Elementos de análise do discurso. 15. ed.., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.
_______________. Tendências da análise do discurso. Estudos Linguísticos, v.19, p.173-179, 1990.
KUPERMAN, Esther. Velha bossa nova: a Sumoc e as disputas políticas no Brasil nos anos 50. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.
VOLOCHINOV, V. [BAKHTIN, M.]. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi. São Paulo: HUCITEC, 2014.
___________________________. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec/Anablume, 2002
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).