A (des)construção da dominação masculina em Prata do Tempo, de Leticia Wierzchowski
Visualizações: 762Mots-clés :
Prata do Tempo, Autoria Feminina, Dominação Masculina, Leticia Wierzchowski.Résumé
: No romance Prata do Tempo, Leticia Wierzchowski retrata quatro gerações de uma mesma família. Com isso, é possível vislumbrar um retrato da sociedade e suas constantes mudanças, como, por exemplo, acerca da condição da mulher e do casamento. Aspectos moldados, durante conforme a sociedade, com o advento na obra até a desconstrução desta pelas diversas personagens com muitos anos, pela ideologia patriarcalista. O que se observa é que o romance evolui o passar dos anos. Para isso, se embasa, entre outros, nos pressupostos teóricos de Pierre de Bordieu.Références
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BORDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. Trad. Maria Helena Kühner-4ªed.-Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005
GIDDENS, Anthony. As transformações da intimidade. São Paulo: UNESP, 1993.
LOBO, Luísa. Literatura de autoria feminina na América Latina. Rev. Mulher e Literatura, Rio de Janeiro, 1998. Disponível em: <http://www.openlink.com.br/nielm/revista.htm> Acesso em 14 ago. 2014.
PORCHAT, Ieda. Pensando a dor da separação conjugal. In: ______ (org) Amor, casamento e separação: a falência de um mito. São Paulo: ed. Brasiliense, 1992, p.103 – 126.
TOURAINE, Alain. O Mundo das Mulheres. Petrópolis, Rj: Vozes, 2007
WIERZCHOWSKI, Leticia. Prata do Tempo. – 2 ed. Porto Alegre: L&PM, 1999
ZOLIN, Lúcia Osana. Crítica Feminista. In: ZOLIN, Lúcia Osana; BONNICI, Thomas. Teoria Literária. 3. ed. Maringá: Eduem, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).