República do livro: leitura e formação do professor-leitor no curso de letras

Visualizações: 620

Auteurs

  • Serley Dos Santos e Silva

Mots-clés :

leitura, autonomia literária, curso de letras

Résumé

Nesta comunicação discute-se o projeto de extensão em andamento no Curso de Letras da Universidade Anhanguera-Uniderp, intitulado República do Livro: leitura e formação do professor – leitor no Curso de Letras, que visa formar o aluno de Letras em professor-leitor. Na primeira etapa do projeto elegeu-se o gênero narrativo conto, priorizando autores nacionais. Criou-se como ferramenta para participação dos alunos o blog “República do Livro”, por meio do qual os alunos interagem com professores e colegas, postando seus comentários. Os encontros acontecem semanalmente, no período de uma hora, na universidade, nos quais o Professor Mediador da Leitura (PML) incentiva os alunos a apresentarem suas impressões sobre os textos. O blog dispõe ainda de links que trazem informações sobre diferentes autores da literatura, endereços para publicações, notícias sobre cinema, cultura, artes e literatura. São disponibilizadas enquetes, fundamentais na obtenção de resultados na pesquisa. O PML é o organizador do Grupo de Leitura Acadêmica (GLA), conta com o apoio do Facilitador da Leitura (FL), aluno responsável pela coleta de dados, entrevistas, relatos e tabulação dos mesmos. O aluno de Letras, como futuro professor-leitor desempenhará o papel de disseminador da leitura, formando alunos leitores.

Téléchargements

Publiée

2015-08-27

Comment citer

SILVA, Serley Dos Santos e. República do livro: leitura e formação do professor-leitor no curso de letras. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 154–165, 2015. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/303. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Tema Livre