Trajetória da construção do projeto político educacional: narrativas/memória
Visualizações: 573Mots-clés :
educação, movimentos sociais, projeto político, memória,Résumé
O presente trabalho tem como objetivo analisar como um projeto, forjado no meio dos movimentos sociais, constituiu-se como formador político educacional da população do Município de Mundo Novo - MS. Para tanto, escolhemos o período de 1997 a 2000, durante o mandato da prefeita Dorcelina de Oliveira Folador. Procuramos registrar e analisar os depoimentos dos sujeitos envolvidos com o projeto educacional desenvolvido na região. Nossa intenção ao dialogar com os sujeitos que participaram da construção do projeto educacional foi registrar essas narrativas. Recorremos à história oral para materializar a memória dos sujeitos sociais que participaram desta construção. Consideramos que a “memória é um fenômeno construído,quando trabalhamos com a memória, utilizamos a lembrança dos depoimentos individuais, que são fruto das relações: familiares, grupais, escolares, da igreja. Estas lembranças compõem a memória pessoal e coletiva. Considerando a experiência vivida no município, registramos a construção de um projeto educacional inspirado nos princípios educacionais dos movimentos sociais.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).