Uma cultura sequestrada: cinema, mercado e comédia “stand up” em Annie Hall, de Woody Allen
Visualizações: 771Mots-clés :
Woody Allen, comédia “stand-up”, anos 60Résumé
Este ensaio parte de uma análise do filme Annie Hall (1977), do diretor Woody Allen, assim como de seus empréstimos da comédia “stand-up” do circuito cultural alternativo de Nova York nos anos 60, para fazer uma avaliação das conquistas da “década rebelde” e de seus limites diante das sucessivas vitórias da Nova Direita .
Références
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
DENNING, M. The Cultural Front. London & New York: Verso, 1998.
FREEMAN, J. Working Class New York. New York: The New Press, 2000.
FREUD, S. Case Studies II. London: Penguin, 1979.
HARVEY, D. A Brief History of Neoliberalism. Oxford & New York: OUPress, 2007.
LEAVIS, Q. D. “The middlemen” in Fiction and the Reading Public. London: Chatto & Windus, 1939.
MARTINS, L. R. Conflito e interpretação em Fellini. São Paulo: Edusp, 1994.
NACHMAN, G. Seriously Funny: The Rebel Comedians of the 1950s and 1960s. New York: Pantheon Books, 2003.
ORWELL, G. A Collection of Essays. New York: Harvest Books, 1970.
SARTRE, J.-P. O que é literatura? São Paulo: Ática, 1993, pp. 106-7.
SCHWARZ, R. “81/2 de Fellini” in A sereia e o desconfiado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
ZOGLIN, R. Comedy at the edge: How stand-up in the 1970´s changed America. New York: Bloomsbury, 2008.
ZUKIN, S. “High culture and wild commerce in New York City” in The Culture of Cities. Oxford: Blackwell, 1995.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).