Antiterapias, de Jacques Fux: uma ode ao texto infinito

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Auteurs

Mots-clés :

Hipertextualidade, Intertextualidade, Jacques Fux.

Résumé

Jacques Fux criou um método restritivo para citar e revisitar a literatura em Antiterapias (2012). Assim, o autor insere citações que vão se incorporando ao texto, vão “plagiando por antecipação” (FUX, 2014, p.13). De acordo com Gerard Genette em Palimpsestos (1982), há dois tipos de relação textual: a intertextual e a hipertextual. A primeira refere-se ao eixo da intertextualidade, que é a presença efetiva de um texto no outro “sob sua forma explícita e mais literal” (GENETTE, 1982, p. 9). A segunda, por sua vez, refere-se ao eixo da hipertextualidade, que é “todo texto derivado de um texto anterior por simples transformação” (GENETTE, 1982, p. 15). Dessa forma e evocando Tiphaine Samoyault, Laurent Jenny, Jorge Luís Borges e, sobretudo, Genette, pretendo observar a intertextualidade a partir da memória e a hipertextualidade a partir da revisitação literária para vislumbrar o que eu chamo de texto infinito na obra de Jacques Fux.

Biographie de l'auteur

Laysa Louise Silva Beretta, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – Brasil. Doutoranda em Letras na Universidade Estadual de Londrina – Brasil.

Références

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Publiée

2020-12-04

Comment citer

SILVA BERETTA, Laysa Louise. Antiterapias, de Jacques Fux: uma ode ao texto infinito. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 26, p. 290–307, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4222. Acesso em: 23 nov. 2024.