O jogo intertextual entre a peça Decote, da companhia Atores de Laura, e a obra de Nelson Rodrigues
Visualizações: 599Mots-clés :
Intertextualidade, Citação, Atores de Laura, Nelson Rodrigues, Teatro contemporâneoRésumé
Em 1996, os Atores de Laura escreveram e encenaram Decote, criação coletiva realizada a partir de leituras de crônicas e peças de Nelson Rodrigues, assim como de improvisações de temas e tipos recorrentes do universo rodrigueano como paixão, amor, traição, doença, morte, opressão familiar, jogo de futebol e de sinuca, tias solteironas, canalhas e jornalistas. A peça foi publicada no ano seguinte à estreia e além de fazer parte do repertório da companhia sendo, portanto, ocasionalmente encenada, também é trabalhada em outras escolas de teatro e grupos de teatro amador do Brasil. O objetivo deste artigo é, destarte, examinar a intertextualidade entre o espetáculo dos Atores de Laura e a obra rodrigueana, tomando como aporte teórico as considerações de Antoine Compagnon acerca da intertextualidade em O trabalho da citação e de Renato Cohen sobre o hipertexto teatral. Além da análise dessa intertextualidade entre Decote e o universo rodrigueano, é levado em conta, ainda, que o jogo intertextual não se dá apenas em relação ao universo do dramaturgo, como também diz respeito ao próprio trabalho dos Atores de Laura. Dessa forma, será considerado o conceito de retrosserialidade proposto por Marsha Kinder.
Références
COMPANHIA DE TEATRO ATORES DE LAURA. Decote. Rio de Janeiro: Garamond, 1997.
BASSANEZI, Carla. Mulheres dos Anos dourados. In: DEL PRIORE, Mary (org.). História do amor no Brasil. São Paulo: Contexto, 2001. p.605 – 639.
COHEN, Renato. Cartografia da cena contemporânea: matrizes teóricas e interculturalidade. Revista Sala Preta, São Paulo, no. 1, p. 105-112, 2001. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57011. Acessado em 24/01/2020.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Ed UFMG, 2007.
COSTA FILHO, José da. Teatro contemporâneo no Brasil: criações partilhadas e presença diferida. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
KINDER, Marsha. All about the Brothers: retroseriality in Almodóvar´s cinema. In: All about Almodóvar: a passion for cinema. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2010.
PEREIRA, Victor Hugo Adler. Nelson Rodrigues – dramático cronista. In RESENDE, Beatriz (org.) Cronistas do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995.
RODRIGUES, Nelson. A vida como ela é. Rio de Janeiro: Agir, 2006.
RODRIGUES, Nelson. O berro impresso das manchetes. Rio de Janeiro: Agir, 2007.
RODRIGUES, Nelson. Memórias: a menina sem estrela. Rio de Janeiro: Agir, 2009.
RODRIGUES, Nelson. Teatro Completo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
TROTTA, Rosyane. Autoralidade, grupo e encenação. In: Revista Sala Preta, São Paulo, no. 6, p. 155-164, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57305. Acessado em 18/01/2020.
REFERÊNCIA MULTIMÍDIA
http://www.atoresdelaura.com.br
ENTREVISTA
HERZ, Daniel. In: 70 Seminário Permanente de Teatro para Infância e Juventude. Maio de 1997. Acervo da autora.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).