REVELL - v.2, n. 35 - 2023 - Genealogias, gênero e memória na literatura mundial
Visualizações: 49Mots-clés :
Genealogia, memória, gêneroRésumé
GENEALOGIAS, GÊNERO E MEMÓRIA NA LITERATURA MUNDIAL
A crítica literária vem dando especial atenção às escritas do Eu, debruçando-se sobre gêneros como as autobiografias, autoficções, narrativas memoriais, romances de filiação e demais relatos fundados no ato de rememoração, protagonizados por indivíduos e grupos que ficaram à margem da hegemonia histórica e social. São produções que costumam apresentar personagens que se reapropriam da memória genealógica e familiar e/ou da memória geracional, estabelecendo continuidades e também rupturas que propiciam o questionamento de memórias traumáticas, heranças identitárias essencializadas e/ou genealogias familiares apoiadas em modelos patriarcais.
Este número objetivou reunir artigos sobre narrativas publicadas a partir do século XX, que discutiram e problematizaram pontos de vista teóricos com obras, analisaram estratégias discursivas e a conformação de espaços autobiográficos em imaginários individuais e coletivos, dentre outros aspectos, a partir das teorizações acerca das escritas do Eu, dos estudos culturais e de gênero.
Références
v.2, n. 35
GENEALOGIAS, GÊNERO E MEMÓRIA NA LITERATURA MUNDIAL
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).