Imaginário e religiosidade na obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Mazzurana e o regime noturno das imagens.
Visualizações: 655Palavras-chave:
Imaginário, Regime Noturno das Imagens, Religiosidade.Resumo
Este estudo objetiva analisar de que forma os migrantes italianos que se dirigiram para o sul de Santa Catarina em finais do século XIX conduziram a colonização sob o aspecto da religiosidade. A personagem Salvino Mazzamurelli, imigrante italiano, foco deste estudo, foi selecionada da obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Muraro Mazzurana. Efetuar uma análise da narrativa religiosa dessa imigração é algo extremamente fértil para se compreender, também, a dinâmica contemporânea das manifestações religiosas que se sustentam na construção de uma origem baseada na ancestralidade italiana e sob o viés do regime noturno das imagens proposto por Durand.Referências
DE BONI, Luis Alberto. O catolicismo da imigração: do triunfo à crise. IN: LANDO,
Aldair et al (org). Migração & Colonização. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980.
p. 234-255.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ELIADE, Mircea. Tratado de História das Religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
____________. Campos do Imaginário. Textos reunidos por Danièle Chauvin. Grenoble: Ellug, 1996.
__________. A Imaginação Simbólica. 6 ed. Lisboa: Edições 70, 1993.
MANFRÓI, Olívio. A Colonização italiana no Rio Grande do Sul. Implicações
econômicas, políticas e culturais. 2 ed. Porto Alegre: EST, 2001.
MAZZURANA, Valdemar M. Operários da Primeira Hora. Palhoça: Editora da Unisul, 2012.
MORIN, Edgar. O Método 3- o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: sulina, 1999.
PITTA, Danielle P. Rocha. Iniciação à teoria do Imaginário de Gilbert Durand. Rio de Janeiro: Atlântica, 2005.
SANTIN, Silvino. A imigração esquecida. Porto Alegre: EST; Caxias do Sul: EDUCS, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).