Poéticas, discursos e linguagens literárias: o lugar do texto, de si e de outro na ficção e na formação do leitor

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Autores

  • Patricia de Souza Caboclo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Poéticas, Clarice Lispector, Linguagens, Escrita de si, Criação literária

Resumo

Ao tratar de poéticas, discursos e linguagens literárias, nos contos de Clarice Lispector, as leituras e análises buscarão observar o lugar do texto e da linguagem na criação estética e literária da autora, bem como as representações de si e do outro na ficção e sua importância na formação do leitor. O texto clariciano, muitas vezes considerado difícil, atrai leitores e permanece vivo mesmo após mais de 40 anos da morte da escritora. No universo das mídias, das tecnologias digitais e redes sociais, o potencial de percepção do humano em atividades mínimas e em relações corriqueiras faz com que leitores adultos e jovens descubram o universo clariciano. Desenvolver o comportamento de investigação e análise sobre o texto, a língua e a linguagem, a ampliar suas próprias habilidades leitoras. As capacidades de apreciação e sensibilidade mais aguçada permitem o estabelecimento de relações humanas pautadas no respeito e na compreensão de si e do outro, e na reflexão acerca da linguagem usada, com o objetivo de promover o diálogo, a convivência e a percepção estética, inserindo poesia e um olhar não apenas racional para a vida, seus fatos e elementos.

Biografia do Autor

Patricia de Souza Caboclo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil. E-mail: jhonatammanica@gmail.com

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

CABOCLO, Patricia de Souza. Poéticas, discursos e linguagens literárias: o lugar do texto, de si e de outro na ficção e na formação do leitor. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], p. 232–249, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3416. Acesso em: 25 nov. 2024.