Uma leitura sobre os poemas eróticos de Carlos Drummond de Andrade
Visualizações: 834DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v1i28.5857Palavras-chave:
Poemas eróticos, Leitura, Metáfora, Mediação, Memória.Resumo
O texto propõe um olhar sobre o livro Poemas eróticos de Carlos Drummond de Andrade (1987), escrito pela crítica Rita de Cassia Barbosa, lançado pela Série Princípios. A obra reúne 09 dos 39 poemas que compõem o livro O amor natural (1992), coletânea de poemas eróticos escritos por Drummond entre 1975 e 1985. O livro foi escolhido pelo modo como a crítica literária lê os poemas eróticos de Drummond. Um tipo de análise que se constitui “a partir da penetração nos poemas”. Ao empregar a palavra penetração funcionando como metáfora para a leitura, instaura-se uma relação entre os poemas, a crítica e o leitor. A penetração é conjunturalmente tomada como um gesto de interpretação que tenta montar textualmente um espaço para o leitor compreender os poemas. A deriva de sentidos entre os poemas analisados e a escrita da crítica acaba por revelar o funcionamento de uma memória, historicamente associada a um modo de ler da Crítica Literária.
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. O amor natural. Rio de Janeiro: Record, 1992.
BARBOSA, Rita de Cássia. Poemas eróticos de Carlos Drummond de Andrade. São Paulo: Editora Ática, 1987.
BARTHES; Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987.
CANDIDO. Antonio. Notas de crítica literária: ouverture. In: Textos de intervenção. Organização de Vinícius Dantas. São Paulo: Duas Cidades; 34, 2002.
LACAN, Jacques. Escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Editora Unicamp, 2009.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). Trad. Eni P. Orlandi. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Unicamp, 2010. p. 59-158.
PRIGOL, Valdir. A leitura em Antonio Candido e João Cezar de Castro Rocha: reflexões iniciais. In: Interfaces, v. 11, p. 225. Guarapuava: Unicentro, 2020. Disponível: A LEITURA EM ANTONIO CANDIDO E JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA [Reflexões iniciais] | Prigol | Revista Interfaces (unicentro.br) Acessado em: 18/01/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).