O REGIME DE ADOÇÃO NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DAS LEGISLAÇÕES E DO CADASTRO NACIONAL DE ADOÇÃO

AVANÇO OU RETROCESSO?

Visualizações: 31

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rjdsj.v11i17.8401

Resumo

RESUMO: O presente artigo busca criar um cenário reflexivo e crítico quanto ao instituto da adoção no ordenamento jurídico brasileiro, a partir da verificação da sua evolução legislativa e o atual contexto do tema. Durante o estudo do regime de adoção, é adicionado o posicionamento de juristas sobre o assunto, destacando suas novidades, melhorias e sugestões ao longo do trabalho. Para tanto, valeu-se da metodologia de pesquisa bibliográfica como principal fonte os livros, artigos científicos e da internet, como a própria letra de lei. O tema prioriza o processo de adoção de crianças e adolescentes e a proteção e garantia de direitos dos infantes. Nesse sentido, fica demonstrada a relevância do assunto, que tanto passa por alterações legislativas, verificando o entendimento e se de fato, na prática do processo de adoção, fica defendido os seus princípios constitucionais. Por fim, busca trazer um olhar de amor, cuidado e conscientização acerca do momento em que este adotando está passando, a fim de que todos trabalhem no seu bom processo de desenvolvimento físico, psíquico, social, também disseminando a ideia de adotar, como forma de diminuir a quantidade de infantes nos cadastros nacionais de adoção e o seu tempo de permanência sem família.

Palavras-Chave: Instituto da Adoção. Evolução Legislativa. Análise. Conscientização.

Biografia do Autor

Mileny Belmont Haendchen MESSA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), U.U. Dourados/MS.

Alexandre Lima SIQUEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)

Especialista em Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos; Graduado em Direito e Docente do Curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). U.U. Dourados/MS. Procurador Jurídico.

Downloads

Publicado

2024-04-14

Como Citar

MESSA, M. B. H., & SIQUEIRA, A. L. (2024). O REGIME DE ADOÇÃO NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DAS LEGISLAÇÕES E DO CADASTRO NACIONAL DE ADOÇÃO: AVANÇO OU RETROCESSO?. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 11(17), 117–145. https://doi.org/10.61389/rjdsj.v11i17.8401