O REGIME DE ADOÇÃO NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DAS LEGISLAÇÕES E DO CADASTRO NACIONAL DE ADOÇÃO

AVANÇO OU RETROCESSO?

Visualizações: 40

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/rjdsj.v11i17.8401

Resumen

RESUMO: O presente artigo busca criar um cenário reflexivo e crítico quanto ao instituto da adoção no ordenamento jurídico brasileiro, a partir da verificação da sua evolução legislativa e o atual contexto do tema. Durante o estudo do regime de adoção, é adicionado o posicionamento de juristas sobre o assunto, destacando suas novidades, melhorias e sugestões ao longo do trabalho. Para tanto, valeu-se da metodologia de pesquisa bibliográfica como principal fonte os livros, artigos científicos e da internet, como a própria letra de lei. O tema prioriza o processo de adoção de crianças e adolescentes e a proteção e garantia de direitos dos infantes. Nesse sentido, fica demonstrada a relevância do assunto, que tanto passa por alterações legislativas, verificando o entendimento e se de fato, na prática do processo de adoção, fica defendido os seus princípios constitucionais. Por fim, busca trazer um olhar de amor, cuidado e conscientização acerca do momento em que este adotando está passando, a fim de que todos trabalhem no seu bom processo de desenvolvimento físico, psíquico, social, também disseminando a ideia de adotar, como forma de diminuir a quantidade de infantes nos cadastros nacionais de adoção e o seu tempo de permanência sem família.

Palavras-Chave: Instituto da Adoção. Evolução Legislativa. Análise. Conscientização.

Biografía del autor/a

Mileny Belmont Haendchen MESSA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), U.U. Dourados/MS.

Alexandre Lima SIQUEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)

Especialista em Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos; Graduado em Direito e Docente do Curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). U.U. Dourados/MS. Procurador Jurídico.

Publicado

2024-04-14

Cómo citar

MESSA, M. B. H., & SIQUEIRA, A. L. (2024). O REGIME DE ADOÇÃO NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DAS LEGISLAÇÕES E DO CADASTRO NACIONAL DE ADOÇÃO: AVANÇO OU RETROCESSO?. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 11(17), 117–145. https://doi.org/10.61389/rjdsj.v11i17.8401