O BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA
MUDANÇAS TRAZIDAS PELA LEI Nº 14.176 DE 2021
Visualizações: 197DOI:
https://doi.org/10.61389/rjdsj.v10i16.7731Resumen
O presente trabalho consiste na apresentação das mudanças dadas na concessão e manutenção do Benefício de Prestação Continuada após a entrada em vigor da Lei nº 14.176 de 2021, que alterou alguns dispositivos da Lei nº 8.742 de 1993. O estudo aponta quais foram os avanços e retrocessos decorrentes das alterações e os impactos na vida prática dos beneficiários. Para isso aborda aspectos políticos, sociais e históricos, remontando os primórdios da Assistência Social no país, tempo em que se vinculava a princípios como caridade, filantropia e solidariedade religiosa, corrente que norteou o conjunto de ações até meados da década de 40. Para além disso, traça a evolução e consagração da assistência como política pública garantida constitucionalmente, tendo em conta o advento da Carta Magna de 1988, a chamada Constituição Cidadã. Numa última análise, tece algumas considerações acerca da implantação do Benefício de Prestação Continuada e do Auxílio-inclusão, este como uma novidade, como serviços prestados pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS, relatando quais foram os fatores fundamentais que ensejaram a edição de novos critérios para concessão das benesses, bem como o processo foi construído a partir de intervenções do Judiciário.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.