A perspectiva para o ensino médio integrado no contexto da reforma do ensino médio na rede federal

Autores

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Formação Humana, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Reforma do Ensino Médio.

Resumo

O presente artigo possui por objetivo analisar a reforma do ensino médio ora em curso, implementada pela Lei 13.415/2017 e as suas implicações para a oferta da educação profissional técnica de nível médio na forma integrada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para tanto, tomamos como princípio norteador a concepção de ensino médio integrado pautada na formação humana e omnilateral e na indissociabilidade entre trabalho-educação. Adotamos como percurso metodológico a análise documental para a compreensão da realidade a partir dos documentos. Os resultados apresentam que a atual reforma do ensino médio apresenta-se como uma contraproposta ao ensino médio integrado ofertado, principalmente ao ofertado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e evidencia a necessidade de consolidação dessa oferta formativa da última etapa da educação básica.

Biografia do Autor

Jaqueline Ferreira de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo); Técnica Administrativa em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo). Pertencente ao Grupo de Pesquisa Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional vinculado ao Laboratório de Gestão da Educação Básica do Estado do Espírito Santo (LAGEBES/CE/UFES).

Marcelo Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (Universidade Federal Fluminense); Professor Adjunto (Universidade Federal do Espírito Santo); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo). Pertencente ao Grupo de Pesquisa Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional vinculado ao Laboratório de Gestão da Educação Básica do Estado do Espírito Santo (LAGEBES/CE/UFES); Coordenador do LAGEBES.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

de Almeida, J. F., & Lima, M. (2020). A perspectiva para o ensino médio integrado no contexto da reforma do ensino médio na rede federal. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 17(17), 51–63. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3643