A perspectiva para o ensino médio integrado no contexto da reforma do ensino médio na rede federal
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Ensino Médio Integrado, Formação Humana, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Reforma do Ensino Médio.Resumen
O presente artigo possui por objetivo analisar a reforma do ensino médio ora em curso, implementada pela Lei 13.415/2017 e as suas implicações para a oferta da educação profissional técnica de nível médio na forma integrada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para tanto, tomamos como princípio norteador a concepção de ensino médio integrado pautada na formação humana e omnilateral e na indissociabilidade entre trabalho-educação. Adotamos como percurso metodológico a análise documental para a compreensão da realidade a partir dos documentos. Os resultados apresentam que a atual reforma do ensino médio apresenta-se como uma contraproposta ao ensino médio integrado ofertado, principalmente ao ofertado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e evidencia a necessidade de consolidação dessa oferta formativa da última etapa da educação básica.Descargas
Publicado
2020-07-10
Cómo citar
de Almeida, J. F., & Lima, M. (2020). A perspectiva para o ensino médio integrado no contexto da reforma do ensino médio na rede federal. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 17(17), 51–63. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3643
Número
Sección
Dossiê