A perspectiva para o ensino médio integrado no contexto da reforma do ensino médio na rede federal

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Autores/as

Palabras clave:

Ensino Médio Integrado, Formação Humana, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Reforma do Ensino Médio.

Resumen

O presente artigo possui por objetivo analisar a reforma do ensino médio ora em curso, implementada pela Lei 13.415/2017 e as suas implicações para a oferta da educação profissional técnica de nível médio na forma integrada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para tanto, tomamos como princípio norteador a concepção de ensino médio integrado pautada na formação humana e omnilateral e na indissociabilidade entre trabalho-educação. Adotamos como percurso metodológico a análise documental para a compreensão da realidade a partir dos documentos. Os resultados apresentam que a atual reforma do ensino médio apresenta-se como uma contraproposta ao ensino médio integrado ofertado, principalmente ao ofertado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e evidencia a necessidade de consolidação dessa oferta formativa da última etapa da educação básica.

Biografía del autor/a

Jaqueline Ferreira de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo); Técnica Administrativa em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo). Pertencente ao Grupo de Pesquisa Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional vinculado ao Laboratório de Gestão da Educação Básica do Estado do Espírito Santo (LAGEBES/CE/UFES).

Marcelo Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (Universidade Federal Fluminense); Professor Adjunto (Universidade Federal do Espírito Santo); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo). Pertencente ao Grupo de Pesquisa Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional vinculado ao Laboratório de Gestão da Educação Básica do Estado do Espírito Santo (LAGEBES/CE/UFES); Coordenador do LAGEBES.

Publicado

2020-07-10

Cómo citar

de Almeida, J. F., & Lima, M. (2020). A perspectiva para o ensino médio integrado no contexto da reforma do ensino médio na rede federal. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 17(17), 51–63. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3643