Sobre la revista
ISSN: 2237-8332
Foco e Escopo
A Web Revista Linguagem, Educação e Memória (RELEM) é uma publicação vinculada aos cursos de Letras da UEMS Campo Grande e que, desde 2011, acolhe artigos científicos, resenhas (últimos 5 anos), entrevistas e traduções nas seguintes áreas:
_Letras : Literatura, Literatura Comparada, Cinema, Linguística, Linguística Aplicada ou Tradução;
_Educação: Ensino, Legislação educacional, Formação docente, Letramentos, Literatura infanto-juvenil, entre outros;
_Memória: estudos biográficos e autobiográficos, estudos de diários, intersecções entre fato e ficção, perspectivas críticas à historiografia oficial, estudos diaspóricos e de imigração, entre outros.
Destina-se à publicação de artigos de pesquisadores das áreas de Letras, Educação e/ou Memória. Textos com perspectiva interdisciplinar são bem-vindos, mas todos os artigos, resenhas, entrevistas e traduções que se encaixem em uma das três áreas mencionadas serão considerados. Alunos de graduação só poderão submeter textos em coautoria com seus respectivos orientadores.
A revista recebe textos em Português, Espanhol ou Inglês.
Ciência Aberta
A WRLEM está em alinhamento com a ciência aberta e recomenda a citação e o referenciamento de dados, códigos de programas e outros materiais que tenham sido utilizados ou gerados durante o trabalho de pesquisa.
Processo de Avaliação por pares
Os originais de artigos, entrevistas e resenhas submetidos à revista são encaminhados à equipe editorial ou aos editores convidados para uma análise preliminar, que vai considerar a linha editorial geral ou o tema do dossiê. Após essa avaliação preliminar o artigo ou a resenha deve ser enviado incógnito à apreciação de dois pareceristas integrantes daComissão Editorial, Conselho Consultivo ou consultores “ad hoc”, conforme temática do artigo (DOUBLE BLIND REVIEW). Caso haja discordância quanto aos pareceres, o artigo/resenha/entrevista será enviado a um terceiro parecerista.
Os originais poderão ser: - Aceitos na íntegra, sem restrições; - Aceitos com modificações obrigatórias; ou, - Rejeitados. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, a Comissão Editorial se dá o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela Comissão.
Assim que o texto for aceito, estiver revisado e diagramado, ele será publicado no formato fluxo contínuo.
Periodicidade
Fluxo contínuo a partir de maio de 2024.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Nenhuma taxa é cobrada para a editoração ou publicação.
Indexadores
DIADORIM - Diretório de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras
Sumários de Revistas Brasileiras
Miguilim - Diretório das Revistas Científicas Eletrônicas Brasileiras
Qualis
A revista é C no Qualis/CAPES 2017-2020.
Licenciamento
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Política de Preservação Digital
A Web Revista Linguagem Educação e Memória é hospedada no Portal de Periódicos da UEMS o que garante a preservação de seu conteúdo digital. Cópias de segurança (backups) são realizadas diariamente.
Sponsors
Agradecemos à PROEC da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul pelo apoio.
Fontes de Apoio
Agradecemos ao Centro de Memória JINDŘICH TRACHTA na pessoa do Dr. Evandro Trachta do Amaral e Silva.
We thank the Centro de Memória JINDŘICH TRACHTA in the person of Dr. Evandro Trachta do Amaral e Silva.
Histórico do periódico
A criação da Web Revista Linguagem, Educação e Memória, originalmente com publicação semestral, fez parte de um projeto conveniado pelo Centro de Memória Jindřich Trachta e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande. A Web Revista, além do propósito de divulgação de resultados de pesquisa, visou também a homenagear a memória do senhor Jindřich Trachta pela sua contribuição histórica no Estado de Mato Grosso do Sul. A primeira edição foi, no segundo semestre de 2011, quando foram editados os oito primeiros textos. Houve apoio do Dr. Evandro Trachta de Amaral e Silva( CMJT), quem contribuiu com a divulgação da revista junto aos autores tchecos. Além disso, o Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues, da UEMS, contribuiu com o nome da revista e com as primeiras ideias para a editoração. O Prof. Dr. Paulo Cesar Tafarello, da UNEMAT, também trabalhou incansavelmente na parte técnica da revista. A ProfªDrª Eliane Maria de Oliveira Giacon foi editora chefe da revista desde 2011, contando também com o auxílio da Profª Drª Iva Svolodová, da Universidade de Masaryk, República Tcheca. A revista foi hospedada no site: http://www.giacon.pro.br/lem/. E permaneceu no ar, neste endereço, até novembro de 2015.
A partir de dezembro de 2015, o endereço da revista passou a figurar no portal de periódicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A partir de maio de 2024, o professor Olegario da Costa Maya Neto, da UEMS, passa a ser editor chefe. Também a partir dessa data, a revista passa a receber artigos em fluxo contínuo.