A educação física escolar no ensino fundamental: pressupostos teóricos de humanização

Visualizações: 592

Autores/as

  • Pedro Luis Vieira Centro Universitário UniLaSalle Lucas de Lucas do Rio Verde, Avenida Universitária, 1000 W, 78455-000, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil
  • Nádia Ligianara Dewes Nyari Centro Universitário UniLaSalle Lucas de Lucas do Rio Verde, Avenida Universitária, 1000 W, 78455-000, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil
  • Moacir Juliani Centro Universitário UniLaSalle Lucas de Lucas do Rio Verde, Avenida Universitária, 1000 W, 78455-000, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil

Palabras clave:

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Educação Física Escolar (EFE), Educação Humanista.

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar os pressupostos teóricos que necessitam estar presentes nas práticas da Educação Física Escolar (EFE) no Ensino fundamental, para a formação humanista a partir das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Realizando – se uma pesquisa de base qualitativa, com método hipotético dedutivo e documental explicativo. Partindo da hipótese e da descrição do modelo de aprendizagem dos PCNs e evidenciando valores e princípios que se contrapõem às práticas defendidas por muitas abordagens pedagógicas e que foram desenvolvidas em escolas públicas e privadas. Sobretudo na definição dos objetivos aderidos aos conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais, estabelecendo os princípios de inclusão e diversidade sobre os temas transversais de ética, saúde, pluralidade cultural, meio ambiente, trabalho e consumo e orientação sexual.

Biografía del autor/a

Pedro Luis Vieira, Centro Universitário UniLaSalle Lucas de Lucas do Rio Verde, Avenida Universitária, 1000 W, 78455-000, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil

Graduado em Educação Fisica pelo Centro Universitário Unilasalle Lucas do Rio Verde - MT

Nádia Ligianara Dewes Nyari, Centro Universitário UniLaSalle Lucas de Lucas do Rio Verde, Avenida Universitária, 1000 W, 78455-000, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil

Docente do Ensino Superior do Centro Universitário Unilasalle Lucas do Rio Verde - MTCoordenadora dos Cursos de Gestão da Produção Industrial, da Tecnologia da Informação e Agronegócio do Centro Universitário Unilasalle Lucas do Rio Verde - MTDra em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Erechim - RS

Moacir Juliani, Centro Universitário UniLaSalle Lucas de Lucas do Rio Verde, Avenida Universitária, 1000 W, 78455-000, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil

Docente do Ensino Superior do Centro Universitário Unilasalle Lucas do Rio Verde - MTCoordenador dos Cursos de Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário Unilasalle Lucas do Rio Verde - MTDr em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Publicado

2020-09-28

Cómo citar

Vieira, P. L., Nyari, N. L. D., & Juliani, M. (2020). A educação física escolar no ensino fundamental: pressupostos teóricos de humanização. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 17(17), 176–200. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3526