Aprendizagem Baseada em Avaliações (ABA): A avaliação como instrumento de aprendizagem ativa na educação profissional e tecnológica

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Autores/as

Palabras clave:

Metodologias ativas, Educação inclusiva, Direito à educação

Resumen

A avaliação da aprendizagem, quando encarada como um diagnóstico da realidade, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem pois possibilita a dinamização na intervenção pedagógica por parte do docente. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar a eficácia de uma metodologia de avaliação da aprendizagem, utilizando-a como meio para maximização do aprendizado dos estudantes. Após a apresentação da metodologia e de um estudo de caso, observou-se que a Aprendizagem Baseada em Avaliações contribuiu para o aprendizado dos estudantes, onde as exceções foram explicadas por fatores exógenos à metodologia proposta.

Biografía del autor/a

Luan Matheus Moreira, IFMS

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Especialista em Gestão de Projetos pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Especialista em Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS. E, Mestre em Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no IFMS - Campus Aquidauana. Também é membro da Associação Brasileira de Educação em Engenharia - ABENGE. Possui experiência nas áreas de Engenharia de Estruturas, Avaliação da Aprendizagem e Métodos e Técnicas de Ensino-Aprendizagem.

Publicado

2020-07-10

Cómo citar

Moreira, L. M. (2020). Aprendizagem Baseada em Avaliações (ABA): A avaliação como instrumento de aprendizagem ativa na educação profissional e tecnológica. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 17(17), 64–76. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3610