VISÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE ALFABETIZADOR NA ESCOLA DO CAMPO

Visualizações: 489

Autores

  • Edma Ferreira da Silva Souza
  • Katia Cristina Nascimento Figueira UEMS

Resumo

RESUMO

Neste artigo analisa-se a aprendizagem dos professores alfabetizadores no curso de Pós-Graduação em Educação do Campo. O tema dessa pesquisa é a visão do desenvolvimento profissional do docente alfabetizador na escola do campo, de cunho qualitativo, construída a partir da formação continuada na modalidade híbrida oferecida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os sujeitos desta pesquisa são docentes alfabetizadores do ensino fundamental da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, do entorno de Campo Grande-MS, matriculados no curso de Pós-graduação lato sensu em Educação do Campo. A finalidade desta análise é identificar os desafios e as dificuldades que professores têm enfrentado ao buscar educação mais igualitária para os estudantes da escola do campo.  Foram utilizados como instrumentos de investigação questionário e entrevista aplicada aos docentes participantes desta pesquisa. Destaca-se a importância do conhecimento e de estudos sobre as políticas públicas que garantem os direitos sociais do ensino e da aprendizagem das crianças e também as formações continuadas dos professores alfabetizadores que poderão cooperar com esta pesquisa. Este texto, cujo embasamento teórico volta-se às pesquisas de Gramsci, Marx e Engels, Frade e Esteban, justifica-se por contribuir com outros trabalhos já publicados na região centro-oeste sobre formação de docentes alfabetizadores da Educação do Campo, podendo colaborar com os demais estudos nesta área.

                                                                                                                       

Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional. Docentes Alfabetizadores. Educação do Campo.

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei n º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 de dez. 1996. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 29 abril. 2014.

______. Portaria n.º 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 jul. 2012. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/provinha_brasil/legislacao/2013/portaria_n867_4julho2012_provinha_brasil.pdf. Acesso em: 30 abril. 2014

______. Diário Oficial da União ano CL nº 65. Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 04 abril, 2013. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em 30 abril de 2014.

______. Diário Oficial da União ano CL nº 79. Lei nº 12.801, de 24 de abril de 2013. Dispõe sobre o apoio técnico e financeiro da União aos entes federados no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e altera as Leis nºs 5.537, de 21 de novembro de 1968, 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 10.260, de 12 de julho de 2001. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abril, 2013.

ESTEBAN, Maria Tereza. Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, dez. 2013.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Educação Santa Maria, v. 32, n. 01, p. 21-40, 2007.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

_____________. Estado e Sociedade Civil IN: COUTINHO, C. N.(org.) O leitor de Gramsci: escritos escolhidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã (I – Feuerbach), Tradução de José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. 5. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1986.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Resolução CNE/CEB nº 1/02. Brasília, DF, 2002.

MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Deliberação CEE/MS nº 7111/2003. Dispõe sobre o funcionamento da Educação Básica nas Escolas do Campo no sistema de Ensino de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul, 2003.

http://www.campograndenews.com.br/rural/escola-agricola-de-campo-grande-obtem-a-3a-melhor-nota-no-pais. Acesso em: 29 de abril, 2014.

Downloads

Publicado

2018-09-19

Como Citar

Souza, E. F. da S., & Figueira, K. C. N. (2018). VISÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE ALFABETIZADOR NA ESCOLA DO CAMPO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 1(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/2156