VISÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE ALFABETIZADOR NA ESCOLA DO CAMPO
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RESUMO
Neste artigo analisa-se a aprendizagem dos professores alfabetizadores no curso de Pós-Graduação em Educação do Campo. O tema dessa pesquisa é a visão do desenvolvimento profissional do docente alfabetizador na escola do campo, de cunho qualitativo, construída a partir da formação continuada na modalidade híbrida oferecida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os sujeitos desta pesquisa são docentes alfabetizadores do ensino fundamental da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, do entorno de Campo Grande-MS, matriculados no curso de Pós-graduação lato sensu em Educação do Campo. A finalidade desta análise é identificar os desafios e as dificuldades que professores têm enfrentado ao buscar educação mais igualitária para os estudantes da escola do campo. Foram utilizados como instrumentos de investigação questionário e entrevista aplicada aos docentes participantes desta pesquisa. Destaca-se a importância do conhecimento e de estudos sobre as políticas públicas que garantem os direitos sociais do ensino e da aprendizagem das crianças e também as formações continuadas dos professores alfabetizadores que poderão cooperar com esta pesquisa. Este texto, cujo embasamento teórico volta-se às pesquisas de Gramsci, Marx e Engels, Frade e Esteban, justifica-se por contribuir com outros trabalhos já publicados na região centro-oeste sobre formação de docentes alfabetizadores da Educação do Campo, podendo colaborar com os demais estudos nesta área.
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional. Docentes Alfabetizadores. Educação do Campo.
Referências
REFERÊNCIAS
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