ESTRATÉGIAS DE EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL ADOTADAS EM EMPRESAS AMBIENTALMENTE SENSÍVEIS E NÃO AMBIENTALMENTE SENSÍVEIS
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O objetivo deste estudo é identificar estratégias de legitimação social contidas nas evidenciações ambientais de empresas consideradas ambientalmente sensíveis e não ambientalmente sensíveis. Foram analisados os Relatórios de Administração (RA), do ano de 2017, de 6 empresas premiadas pelo guia Exame de Sustentabilidade de 2017 e que fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE/BM&FBovespa), carteira de 2018. O estudo foi realizado a partir de abordagem documental qualitativa, classificando-se a narrativa como descritiva com análise apoiada na teoria da Legitimidade. Como medida de análise, foram considerados os parágrafos dos RA que continham palavras ou expressões que se referiam ao meio ambiente natural, sendo classificados de acordo com o modelo de Suchman (1995). Identificou-se 99 palavras ou expressões sobre o meio ambiente nos RA, das quais 41 pertencem ao grupo de empresas ambientalmente sensíveis e 58 ao grupo de empresas não ambientalmente sensíveis. A estratégia de legitimação mais utilizada foi a de Ganhar Legitimidade de forma pragmática. Não foram identificadas estratégias com o intuito de Recuperar Legitimidade. Dentre as ações mais utilizadas destacaram-se buscar certificação, anunciar a imagem, anunciar o produto, cooptar integrantes e produzir resultados adequados. Os resultados indicaram que ser mais sensível ambientalmente não representou fator de diferenciação em relação a proporção da evidenciação praticada pelas empresas, no entanto, de forma geral, a classificação permite inferir que se trata de uma estratégia que visa a legitimação perante a sociedade, principalmente visando ganhar e manter sua legitimidade de forma pragmática, moral e cognitiva.References
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