MOBILIDADE DOS ESTUDANTES DA ZONA RURAL PARA AS ESCOLAS URBANAS (AMAMBAI - MS)
Visualizações: 854Resumen
O presente artigo tem o objetivo de analisar a mobilidade dos estudantes da zona rural para algumas escolas urbanas no município de Amambai. Através de entrevistas, pudemos perceber os desafios que esses estudantes enfrentam, levantando de madrugada e saindo de suas casas muito cedo para pegar o ônibus, passando por matos, animais, campos, rios, pontes, lavouras e dias chuvosos, estradas em péssimas condições, enfrentam a ida para a escola, e enfrentam toda a trajetória da volta para casa. Com estudo de campo, a realidade que procuramos entender as dificuldades encontradas pelos alunos da zona rural, da sua trajetória de ir estudar e a volta para sua casa.Citas
ARROYO, Miguel Gonzalez. CALDART, Roseli Salete. MOLINA, Mônica Castagna. Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BRASIL, Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/programa-transporte-escolar. Acesso: 11nov. 2012.
DIAS, Sandra Henrique. Crianças do Campo: realidade em estudar em uma escola urbana no Município de Sinop – Mato Grosso. 2014.
EGAMI, Cintia Yumiko Et Al. Panorama das Políticas Públicas do transporte Escolar Rural. Centro de Formação de Recursos Humanos em Transporte- CEFTRU. Universidade de Brasília- UNB. Campus Universitário Darcy Ribeiro- Caixa Postal 04516- CEP. 70919-970- Brasília (DF).
GOVERNO FEDERAL,www.educação.rs.gov.br/alimentação escolar
OLIVEIRA, Cléia Dalcul da Silva. O aluno do Campo na Escola Urbana e sua Diversidade cultural. Bagé. 2015.
SILVA, Ester S. L. ARNT, Ana M. O acesso ás Escolas do Campo e o Transporte Escolar. UNEMAT- Campus- Tangará da Serra -MT. 2008
THEOTONIO, Andrea Carla Rodrigues. Inclusão dos alunos do campo na escola urbana: desafios e perspectivas. 2014, p.1 a 10.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.