Chamada para dossiê temático "Educação inter-cultural na América Latina: história(s) e cultura(s) afro-brasileiras e indígenas na Educação indígena e quilombola"
A presente chamada visa selecionar artigos científicos que abordem a educação intercultural para as relações étnico-raciais e indígenas no Brasil, considerando o contexto atual da América Latina, no que diz respeito à formação de professores no âmbito das políticas educacionais brasileiras, à pesquisa e à inovação na pós-graduação stricto sensu na área das ciências da educação. Assim, o enfoque dos diferentes contextos em que os povos tradicionais vivem se constitui em uma relação complexa e permanente com a sociedade capitalista atual, tendo em vista que traz à tona a relevância do diálogo sobre seus saberes e práticas, bem como as possibilidades de leitura teórico-metodológica dessas realidades, por meio dos resultados de pesquisas desenvolvidas por pesquisadoras e pesquisadores cujo enfoque são as relações étnico-raciais na América Latina e as possibilidades de epistemologias outras marcadas pela atuação na Amazônia, como também noutras regiões do país. Dessa perspectiva, o presente Dossiê busca apresentar a educação para as relações étnico-raciais e a formação de professores para implementação das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas nos currículos escolares, considerando a educação intercultural na América Latina, bem como trajetórias, impactos e subjetividades de jovens estudantes de países colonizados na modernidade diaspórica negra e indígena.
Prazo final para submissão dos artigos completos:
Até o dia 30 de abril de 2020
Publicação na Edição número 33:
Setembro/Dezembro de 2020
Normas para publicação podem ser consultas no campo normas da Revista.
Organizado pela Profa. Dra. Beleni Saléte Grando (UFMT) e Profa. Dra. Léia Teixeira Lacerda (UEMS)