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CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO "LICENCIATURAS E A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: desafios, tensões e paradoxos"

Como professores/as formadores/as e pesquisadores/as da área de
Educação sabemos, quase intuitivamente, que uma boa formação para a docência
nos cursos de licenciatura é aquela que permite aos/as estudantes desenvolverem
um sentido de pertença à formação e à profissão docente. Não é demais insistir
que os cursos de licenciatura e a formação para a docência na Educação Básica
estão interligados. Não podemos, assim, considerar as licenciaturas e a formação
para a docência na Educação Básica separadamente, seja ela inicial ou continuada.


No entanto, por um lado, temos acompanhado, muitas vezes, uma baixa
procura dos cursos de licenciatura pelos estudantes e, por consequência, certa
desvalorização desses cursos pela sociedade, de modo geral. Assim como o
aligeiramento da formação para a docência, a concentração, em ocasiões, dessa
formação sob a tutela de instituições que, nem sempre, estão do lado da qualidade
da formação docente. E, ainda, estamos vivenciando disputas em torno da
definição de uma Base Nacional Comum para a Formação de Professores/as da
Educação Básica. É comum, também, percebermos as condições desfavoráveis a
que são submetidos milhares de estudantes das licenciaturas, no tocante às
condições para permanência e êxito no processo de profissionalização docente.

Neste contexto, este dossiê volta-se para os vários desafios, tensões e
paradoxos que perpassam os cursos de licenciatura e a formação para a docência na
Educação Básica. Por isso, face aos desafios que estamos, e, ainda, iremos continuar
a enfrentar, este dossiê propõe-se: refletir, construir e divulgar o conhecimento no
âmbito das licenciaturas e da formação para a docência na Educação Básica na
atualidade.

Prazo final para submissão dos artigos completos:
Até o dia 30 de julho de 2020

Publicação na Edição número 34:
Janeiro/Abril 2021

Normas para publicação podem ser consultas no campo normas da Revista. 

Organizado pelo Prof. Dr. Emerson Augusto de Medeiros (UFERSA) e Prof. Dr. Osmar Hélio Alves Araújo (UNIFESSPA).