O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4012

Palavras-chave:

Direito à educação. BNCC. Currículo. Ensino-Aprendizagem.

Resumo

As reflexões ora apresentadas são resultantes de uma pesquisa-ação colaborativa, cuja temática investigativa é a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na rede municipal de ensino de uma cidade pertencente à Região Metropolitana de Porto Alegre. Neste texto, fazemos um recorte dos encontros formativos com gestores, realizados na etapa Planejamento das ações, constituinte da abordagem teórico-metodológica adotada. A ênfase dos encontros foi a reorganização curricular do Ensino Fundamental, tendo-se como referência a análise documental dos dispositivos legais que regulam a ação educativa e o diálogo com autores selecionados. Por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, definimos dois eixos temáticos: a) o currículo segundo os dispositivos legais; e b) as relações entre currículo e os processos de ensino e de aprendizagem. Os principais achados do estudo apontam para a necessidade de: a) formação dos gestores e dos professores, focalizando o aprofundamento teórico e os dispositivos legais acerca do currículo; b) superação de uma visão reducionista acerca do currículo como mera listagem de conteúdos; c) partilha de possibilidades sobre a constituição da parte diversificada do currículo, articulada à base comum; d) apropriação, pelos atores educativos, do ideário do currículo estruturado com base no desenvolvimento de competências.

Biografia do Autor

Dirléia Fanfa Sarmento, Dirléia Fanfa Sarmento

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (porto Alegre/Brasil). Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Algarve (Algarve/Portugal). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro/Brasil). Professora do Programa de Pós-graduação da Universidade La Salle (Canoas/Brasil). Pesquisadora do CNPq.

Jardelino Menegat, Universidade Católica de Petrópolis

Doutor em Educação pela Universidade La Salle (Canoas/Brasil). Doutor em Administração pela Universidad de la Empresa, do Uruguai. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-graduação da Universidade Católica de Petrópolis (Rio de Janeiro/Brasil). Pesquisador do CNPq.

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Sarmento, D. F., & Menegat, J. (2020). O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 489–514. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4012