Gestão participativa e padronização em espaços pedagógicos: percepção dos integrantes de uma instituição de educação profissional e tecnológica

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4204

Palavras-chave:

Padronização. Participação. Espaço Pedagógico

Resumo

A padronização é um processo imperativo para a formação com qualidade de profissionais e também para o alcance dos objetivos organizacionais. É necessário que cada etapa do processo se revista de caráter participativo nos espaços pedagógicos. Isso quer dizer que, para que a gestão possa ser considerada participativa, o seu processo de padronização também precisa passar pelo crivo da participação. Este estudo tem como finalidade analisar se o processo de padronização praticado pelos membros de um espaço pedagógico de uma instituição de educação profissional e tecnológica pode ser considerado participativo. É um estudo qualitativo, desenvolvido a partir do método pesquisa de campo, com unidade de análise individual, nível de análise organizacional e perspectiva de análise sincrônica, cujos dados foram coletados através de entrevista estruturada. Foi testada a hipótese de que os membros do espaço pedagógico participam de todas as fases de padronização e que, por esse motivo, o processo é participativo. Os resultados descartaram a hipótese inicial, nula, levando à adoção da hipótese alternativa, de que o espaço não pode ser considerado participativo, uma vez que nem todos os seus membros participam de todas as etapas do processo de padronização. A conclusão apresentada mostra que, no máximo, há etapas semiparticipativas nas etapas do processo analisado.

Biografia do Autor

Nieysila Simara da Silva Castro Borges, Instituto Federal do Maranhão - Campus Açailândia.

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFAM (2019). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2007) e Especialização em Docência da Educação Básica e Superior pela Faculdade de Teologia Hokemah (2014) e em Psicologia da Educação pela UEMA (2017). Atou desde 2015 como Pedagoga do IFMA Campus Grajaú. Atualmente encontra-se lotada no IFMA Campus Açailândia.

Ronison Oliveira da Silva, Instituto Federal do Amazonas - IFAM Campus Manaus Centro

Administrador. Especialista em Gerenciamento de Projetos. Discente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal do Amazonas - IFAM Campus Manaus Centro.

Daniel Nascimento-e-Silva, Instituto Federal do Amazonas - IFAM Campus Manaus Distrito Industrial

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. 

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Borges, N. S. da S. C., Silva, R. O. da, & Nascimento-e-Silva, D. (2020). Gestão participativa e padronização em espaços pedagógicos: percepção dos integrantes de uma instituição de educação profissional e tecnológica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 79–105. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4204