Para uma proposta de capacitação docente em psicologia pedagógica concreta

Cristiano da Silveira Longo, Stella Narita

Resumo


O presente artigo sintetiza os fundamentos teórico-metodológicos de uma proposta de Curso de Capacitação Docente, que tem como objetivo formar professores e graduandos de Psicologia e Pedagogia, isto é, levá-los a reflexão e conhecimento profundo acerca dos fundamentos teóricos e práticos da psicologia pedagógica concreta desenvolvida por L.S. Vigotski e colaboradores, buscando forjar nos educadores o efetivo compromisso com sua própria formação profissional, considerando a diversidade das demandas e contextos sócio-escolares nos quais atuam. Pretende-se com essa ação de extensão desenvolver o ideal do profissionalismo docente, em busca da superação da atitude espontaneista e em direção ao trabalho intencional cientificamente planejado e executado a partir dos fundamentos da psicologia pedagógica sócio-histórica. A Proposta estrutura-se a partir dos seguintes tópicos: Fundamentos Epistemológicos da Psicologia Pedagógica Vigotskiana; Do Processo Pedagógico ou da Tarefa Educacional; Educação pelo Trabalho e pela Arte; Metodologia de Pesquisa Científica em Psicologia Escolar e Pedagogia; Temáticas Contemporâneas e fenômenos emergentes em contexto Escolar. 

 Palavras-chave: Capacitação Docente. Psicologia Pedagógica. Ensino-Aprendizagem. Vigotski. Pedagogia Concreta. 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES: SUMARIOS.ORG   LATINDEX   SEER/IBICT   REDIB   DIADORIM   GOOGLE ACADÊMICO  DOAJ  IRESIE   ELECTRONIC JOURNALS LIBRARY  LIVRE ACESSO ERIH PLUS 

Licença Creative Commons
Os trabalhos na Revista Interfaces da Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.