Para uma proposta de capacitação docente em psicologia pedagógica concreta

Autores

  • Cristiano da Silveira Longo UFGD
  • Stella Narita UFGD

Resumo

O presente artigo sintetiza os fundamentos teórico-metodológicos de uma proposta de Curso de Capacitação Docente, que tem como objetivo formar professores e graduandos de Psicologia e Pedagogia, isto é, levá-los a reflexão e conhecimento profundo acerca dos fundamentos teóricos e práticos da psicologia pedagógica concreta desenvolvida por L.S. Vigotski e colaboradores, buscando forjar nos educadores o efetivo compromisso com sua própria formação profissional, considerando a diversidade das demandas e contextos sócio-escolares nos quais atuam. Pretende-se com essa ação de extensão desenvolver o ideal do profissionalismo docente, em busca da superação da atitude espontaneista e em direção ao trabalho intencional cientificamente planejado e executado a partir dos fundamentos da psicologia pedagógica sócio-histórica. A Proposta estrutura-se a partir dos seguintes tópicos: Fundamentos Epistemológicos da Psicologia Pedagógica Vigotskiana; Do Processo Pedagógico ou da Tarefa Educacional; Educação pelo Trabalho e pela Arte; Metodologia de Pesquisa Científica em Psicologia Escolar e Pedagogia; Temáticas Contemporâneas e fenômenos emergentes em contexto Escolar. 

 Palavras-chave: Capacitação Docente. Psicologia Pedagógica. Ensino-Aprendizagem. Vigotski. Pedagogia Concreta. 

 

Downloads

Publicado

19/12/2012

Como Citar

Longo, C. da S., & Narita, S. (2012). Para uma proposta de capacitação docente em psicologia pedagógica concreta. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(7), 107–127. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/577

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)